Arquivo

ARTIS arranca em Seia até Junho

Participam 45 artistas plásticos e fotógrafos locais, além de onze convidados com obra reconhecida e premiada

A Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe, de sábado a 6 de Junho, a ARTIS – Festa das Artes e Ideias de Seia. A edição deste ano conta com a participação de 45 artistas plásticos e fotógrafos locais, cujas obras foram previamente seleccionadas por um júri.

A organização, a cargo da autarquia, em colaboração da Associação de Arte e Imagem de Seia, convidou ainda dez pintores e um escultor de renome para exporem nas galerias e no “foyer” daquele equipamento cultural. São eles Acácio Carvalho, Ana Maria, Dalila D’Alte, Eurico Gonçalves, Franco Charais, Henrique do Vale, Icaro, Manuela Bronze, Stela Barreto, Sofia Barreto e Xico Lucena. Além destes espaços, há uma mostra colectiva de fotografia patente na sala de exposições do Palácio da Justiça da cidade serrana. Segundo os promotores, a ARTIS 2010 dá destaque às interrogações e desafios da arte actual, pretendendo ainda «divulgar e promover» a obra pintores, escultores e fotógrafos menos conhecidos. A iniciativa arranca no sábado à noite, na Casa da Cultura, com a distinção de dois artistas locais: Ricardo Cardoso, que terá uma exposição individual na sala de exposições temporárias do Posto de Turismo, e o fotógrafo José Carlos Calado, cujas obras ficarão no átrio dos Paços do Concelho.

A Festa das Artes e Ideias de Seia inclui ainda três concertos com os Quadrilha (sábado), Hugo Rodrigues (dia 15) e Rita Redshoes (6 de Junho). A ARTIS tem como principais objectivos a divulgação e promoção da riqueza e variedade das artes no interior do país e é aberta a todas as sensibilidades estéticas e habilidades técnicas. Realiza-se todos os anos em Maio desde de 2002, sendo que a primeira edição teve origem nas grandes colectivas de Maio dos artistas senenses em 1999, 2000 e 2001.

Sobre o autor

Leave a Reply