Arquivo

Artesanato sai à rua na Guarda

Beirartesanato integra “IV Festa do Livro” e “Vinhos e Sabores da Beira Interior”

A 18ª edição da Beirartesanato, organizada pelo NERGA – Associação Empresarial da Guarda, decorre entre 26 de Julho e 2 de Agosto. O evento foi apresentado em conferência de imprensa no jardim José de Lemos, em torno do qual se vão estender cerca de 140 “barraquinhas”. Uma aposta na continuidade que, este ano, junta artesãos, a “Festa do Livro” – feira do livro de O INTERIOR – e, de 25 a 27 de Julho, a mostra “Vinhos e Sabores da Beira Interior”.

No local, o público poderá encontrar bijutaria, doces regionais, queijo, bordados diversos, cestaria, brinquedos, vidros, madeiras, cerâmica, olaria, pintura em tecido, tecelagem, peles, couros e muitos outros produtos tradicionais. Pedro Tavares, presidente do NERGA, destacou o facto da Beirartesanato levar «18 anos ininterruptos» e o seu sucesso, nomeadamente depois de ter vindo para o centro da cidade: «Ganhou dimensão e protagonismo. Enquanto nos permitirem, iremos continuar nestes moldes», afirmou. Por sua vez, Joaquim Valente, presidente da Câmara da Guarda, e Lurdes Saavedra, presidente da Pró-Raia, enalteceram a «abrangência regional» do evento. A autarquia vai ainda transferir o Festival de Folclore, promovido no âmbito das Festas da Cidade, do parque para o centro da cidade, «de forma a reforçar o brilhantismo da Beirartesanato e uma vez que o folclore e o artesanato andam de mãos dadas», afirmou Joaquim Valente. Para além dos artesãos e comerciantes, haverá diversos momentos de música, pintura, desporto, jogos tradicionais, ambiente, ciência, moda e outras actividades.

Já a mostra de “Vinhos e Sabores da Beira Interior”, a realizar no Hotel de Turismo, contará com 21 expositores, que vão apresentar enchidos, queijos, pão, frutos secos, mel, doces e vinhos. Neste último caso, Pedro Tavares enalteceu a importância do primeiro concurso realizado recentemente, em colaboração com a Comissão Vitivinícola da Beira Interior: «Mesmo não tendo vinhos, a Guarda destacou-se neste processo e tornou-se líder geograficamente», considerou, lembrando que os vencedores serão conhecidos no dia 27. A novidade deste ano é o regresso da “Festa do Livro”, que O INTERIOR vai promover pela quarta vez, esta edição numa parceria com o NERGA. Com esta actividade, Pedro Tavares pretende «puxar outro público para a Beirartesanato». Até ao momento já estão confirmadas obras de 34 editoras, em oito tendas contíguas à feira, junto ao quartel da GNR. No espaço haverá diversas actividades, destacando-se a celebração dos 120 anos do nascimento de Pessoa.

Esta iniciativa, intitulada “Fernando Pessoa – de Alberto Caeiro a Bernardo Soares”, conta com a colaboração da editora “Alma Azul”, em que serão lidos poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos e ainda fragmentos do “Livro do Desassossego”. Com o objectivo de contribuir para a divulgação do livro junto dos mais diversos públicos, O INTERIOR convidou ainda alguns autores, estando já confirmadas as presenças de Pedro Mexia, Francisco José Viegas e Fernando Alvim. Entre as novidades, comparativamente a outras feiras do género, a editora Bertrand (que irá abrir na Guarda brevemente) vai apresentar os livros da sua lista top nacional – os 60 títulos mais vendidos nas suas lojas.

Igor de Sousa Costa

Sobre o autor

Leave a Reply