Arquivo

Arrancou a Feira do Fumeiro em Trancoso

Oitava edição já foi visitada por 15 mil pessoas nos primeiros dias e prossegue este fim-de-semana

Começou na passada sexta-feira a VIIIª edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, em Trancoso. O certame, que se repete este fim de-semana no pavilhão multiusos, conta com 92 expositores, num investimento que ronda os 35 mil euros.

Nos três primeiros dias, a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, entidade organizadora, estima a feira tenha sido visitada pro cerca de 15 mil pessoas. «As nossas expectativas são extremamente positivas. Esta feira tem vindo a ter um crescendo de afluência do público», refere António Oliveira. O presidente da AENEBEIRA destaca a importância do sector agro-alimentar, «até porque temos muitos produtos artesanais de Trancoso e da região». Enchidos, queijo, vinhos, artesanato, mel ou azeite são alguns dos produtos que se podem encontrar num evento cujo objetivo é «promover a excelência e a qualidade» de produtos regionais da Serra da Estrela e do Douro, explica António Oliveira, que acrescenta: «Queremos por esta feira no mapa nacional, promover os nossos produtores, porque produzem-se aqui produtos alimentares de muita qualidade e que é importante para a região promover, divulgar e atrair os consumidores que podem degustá-los».

Por sua vez, o presidente da Câmara de Trancoso considerou que «todos os eventos que atraem gente dinamizam o comércio local e esta mostra dá bem expressão do muito que se está a fazer». Júlio Sarmento lembrou que, «do ponto de vista dos enchidos e da indústria, representamos cerca de 70 por cento da Beira Interior, e existem já algumas empresas com dimensão e que têm penetração em mercados internacionais, o que é, sem dúvida, muito importante para a dinâmica do nosso território e o desenvolvimento da nossa comunidade e tecido empresarial». Presente na abertura do certame esteve também o secretário de Estado da Proteção Civil. Vasco Franco destacou que «alguns produtores de Trancoso têm uma grande importância a nível nacional, com iniciativas para avançarem para a exportação», uma aposta que considerou «fundamental» para o país sair da crise. «Devemos trabalhar para criar valor acrescentado, e tudo aquilo que vemos nesta feira é valor acrescentado e produção de qualidade», sublinhou. Durante a feira está a decorrer um festival gastronómico com 10 restaurantes da cidade.

Ministro da Administração Interna também visitou a Feira

Aproveitando a inauguração do novo quartel dos bombeiros de Vila Franca das Naves, Rui Pereira visitou no sábado a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira. Ladeado por Júlio Sarmento, António Oliveira e pelo Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, o governante percorreu todo o pavilhão e foi provando as iguarias da região.

Veja a reportagem em www.ointerior.tv

Rafael Mangana Secretário de Estado da Proteção Civil inaugurou o certame

Arrancou a Feira do Fumeiro em Trancoso
Arrancou a Feira do Fumeiro em Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply