Arquivo

ARC com nova viatura

Equipa de Aguiar da Beira participa no Nacional de Ralis com um Subaru WRX

Depois de algumas deslocações a Inglaterra, Augusto Ramiro acabou por adquirir a “máquina” dos seus sonhos, o Subaru WRX, para o Grupo N do Nacional de Ralis. No último sábado, foi com muito orgulho, e visivelmente satisfeito, que o piloto de Aguiar da Beira apresentou aos amigos e comunicação social a sua “menina dos olhos”: um bonito e rapidíssimo carro para competir ao lado dos melhores.

A Prodrive, empresa britânica que transformou a viatura e que comercializa este automóvel só para competições em praticamente todo o mundo, fez-se representar por três funcionários para os testes e apresentação da “bomba”. Estiveram também presentes muitos familiares de Augusto Ramiro, entre os quais o seu pai, Ramiro do Patrocínio, homem que esteve sempre ligado aos automóveis, sendo um dos grandes mecânicos da região e um piloto que arrecadou alguns troféus. De igual modo, compareceram muitos amigos, alguns ligados ao desporto automóvel, principalmente aos ralis, como é o caso de Rui Madeira, um piloto que ganhou tudo, ou quase tudo, nas competições de velocidade em Portugal. Outras presenças de destaque foram Miguel Campos, Nuno Rodrigues da Silva, Ricardo Teodósio e Adruzilo Lopes, de quem Augusto Ramiro foi batedor nesta temporada, tendo aprendido muito mais sobre estas lides, conhecido e feito muitas amizades.

Em relação às características do Subaru WRX Turbo, tem 2000 de cilindrada, cinco velocidades, 280 cavalos de potência, quatro cilindros boxer, depósito para 80 litros de combustível, travões de disco, suspensão hidráulica, entre outras. O piloto de Aguiar testou logo ali a sua nova “máquina”, mais propriamente na estrada da Quinta do Ródão, com características idênticas à “pista” algarvia onde Augusto Ramiro e o seu “staff” se irão deslocar este fim-de-semana para disputar a última prova do Nacional de Ralis, no Grupo N. Não esquecer que Ramiro já tem alguma experiência nestas andanças. Para já, na derradeira prova do campeonato, José Araújo, que num passado recente foi piloto oficial da Nissan, vai ser o seu navegador. Depois logo se verá. Augusto Ramiro admite que vai ter de «trabalhar muito» para conhecer e para se adaptar ao automóvel, sublinhando que é uma «máquina completamente fantástica». Contudo, este teste ainda não deu para experimentar as performances do Subaru enquanto carro de competição.

Pedro Sousa

Sobre o autor

Leave a Reply