Arquivo

Aprovados projectos candidatados pela Guarda ao PROVERE

Garantia foi deixada por Castro Guerra durante a inauguração do IN Guarda Retail Park

Os projectos candidatados pelo distrito da Guarda ao PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Projectos Endógenos, no âmbito do “Buy Nature”, já mereceram a aprovação do Governo. O anúncio foi feito na última sexta-feira pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Castro Guerra, durante a inauguração do IN Guarda Retail Park.

«Todos as candidaturas dos concelhos do distrito ao PROVERE e ao QREN já têm a assinatura do ministro da Economia», afirmou o governante durante a cerimónia. Ao focar projectos como o empreendimento comercial que inaugurou, a PLIE e os que podem agora ser executados no âmbito daquele programa, Castro Guerra considerou que «há razões para que a Guarda continue a acreditar em si». Os projectos candidatados pela região a fundos comunitários no âmbito das aldeias históricas, aldeias de xisto e património judaico também já têm luz verde do Governo, informou ainda Castro Guerra.

Do conjunto de candidaturas da região feitas ao QREN e a programas de Desenvolvimento Rural, o secretário de Estado destacou, aos jornalistas, o PROVERE, considerando-o como «talvez o mais importante de todos». «Será o mais importante porque poderá contribuir para que o turismo desta região seja potenciado», sustentou o governante.

Recorde-se que o “Buy Nature” – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas consiste num consórcio que agrega vários promotores dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra, sediado na Reserva Natural da Serra da Malcata, em Penamacor. No total, o consórcio envolve 265 projectos, a maioria dos quais de índole privada, e um investimento global na ordem dos 339 milhões de euros. O objectivo do “Buy Nature” é aproveitar e potenciar o turismo de natureza proporcionado pelas diversas áreas protegidas existentes na região. Alojamento, animação, gestão de espécies e habitats, bioclimatismo, termas, saúde e bem-estar são algumas das áreas que compõem a candidatura do “Buy Nature”.

O presidente da Câmara, Joaquim Valente, também mostrou optimismo quanto ao futuro da Guarda durante a sua intervenção, referindo que a cidade «está posicionada num eixo importante de desenvolvimento». O autarca congratulou-se com a concretização do IN Guarda Retail Park, ao focar que o empreendimento é o resultado do «somatório de muitas vontades». «Temos capacidade para atrair investimento», declarou o autarca. Já Luís Carita, do Banif, disse que o espaço comercial demonstra que «é possível fazer coisas mesmo quando existem constrangimentos ao nível da economia internacional». Este responsável notou que a obra foi construída em «tempo recorde» e que mais de 90 por cento da área bruta locável está pré-contratada.

O IN Guarda Retail Park, instalado junto à rotunda dos Galegos, na VICEG, promovido pelo BANIF e grupo Grande Solar. Trata-se de um investimento de 12 milhões de euros, com 12 mil metros quadrados e 12 lojas, que criou 300 postos de trabalho.

O novo espaço de comércio a retalho criou 300 postos de trabalho

Aprovados projectos candidatados pela Guarda
        ao PROVERE

Sobre o autor

Leave a Reply