Foi no passado dia 14 de Junho, na Praça Luís de Camões, que a Agência para a Promoção da Guarda, apresentou o livro “O Meu Centro Histórico”. A obra é o resultado de um concurso de desenho infantil levado a efeito junto das crianças do 1.º ciclo das escolas da cidade e tinha como principal objectivo espelhar a visão que crianças com idades entre os 6 e os 10 anos têm do património que as rodeia.
A cerimónia de apresentação contou com as turmas participantes das dez escolas que aceitaram o desafio de tornar mais viva a memória que caracteriza a cidade mais alta do país.
Para além da presença das centenas de crianças que de uma forma espontânea animavam o recinto, a iniciativa contou ainda com um gigantesco insuflável que fez as delícias dos mais novos e com animadores que não deixaram a tarefa por mãos alheias.
Os trabalhos realizados foram objecto de análise de um júri criado para o efeito. Para a constituição desse mesmo júri, para além dos elementos da Agência, foram igualmente convidados representantes dos três Agrupamentos de Escolas.
Após a árdua tarefa de classificar as verdadeiras obras de arte apresentadas, o júri procedeu à atribuição dos respectivos prémios aos trabalhos que melhor correspondiam aos critérios inicialmente estipulados, sem nunca conhecer a respectiva identificação. Nesse sentido, foi atribuído um prémio às técnicas digitais, bem como um prémio e uma menção honrosa às técnicas diversas, no intuito de premiar o empenho e a originalidade dos pequenos artistas. Foi ainda atribuído um prémio ao melhor desenho, concebido pelos alunos do 2.º ano e um outro para os participantes do 1.º ano. Para premiar a dedicação ao detalhe foi também atribuída uma menção honrosa. Finalmente foram atribuídos três prémios gerais. Às turmas premiadas foi entregue uma simbólica peça em cristal, com a inscrição dos dados relativos ao concurso. Aos três prémios gerais, para além desse pequeno agrado, foi ainda atribuído um vale de compras, para aquisição de material escolar. De referir ainda que a capa do livro ilustra o primeiro prémio, em conformidade com o regulamento do concurso.
A edição do livro “O Meu Centro Histórico” só foi possível graças ao empenho das crianças e dos respectivos professores que, apesar das dificuldades no cumprimento do calendário escolar, reconheceram o interesse da iniciativa para a criação de laços de afectividade com o património que nos rodeia e abraçaram o projecto que se traduziu num sucesso dos pequenos artistas.
Era notável a ansiedade de miúdos e graúdos em conhecer o resultado do seu trabalho. Para surpreender ainda mais os presentes, a Agência para a Promoção da Guarda, apresentou não só o livro tão aguardado como também o “Jogo da Memória” que, para além de ser um elemento de diversão, apela ao conhecimento e à envolvência com a riqueza patrimonial que identifica a cidade da Guarda.
O jogo é composto por 48 peças, as instruções são apresentadas não só em português como também em espanhol e pretende ser uma ferramenta de excelência na divulgação e promoção do Centro Histórico da Guarda.