Arquivo

ANIL promove produtos e tradições da região

Quim Barreiros anima ”Serra da Estrela – Feira de Turismo e de Produtos Regionais” que começa amanhã e termina domingo

O Pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) acolhe este fim-de-semana a primeira edição do certame “Serra da Estrela – Feira de Turismo e de Produtos Regionais”.

Para a responsável pelo Departamento de Feiras da ANIL, Carla Mota Veiga, trata-se de um certame de «enorme importância para o desenvolvimento dos vários sectores e empresas regionais» representados. E isto porque se trata de uma feira que tem por objectivo essencial promover os produtos da região, dos produtos hortícolas, vinícolas, frutícolas, lácteos e seus derivados, charcutaria, pão e pastelaria, bordados, mantas, tapeçarias, vestuário típico e diversos organismos regionais. No fundo, «tudo o que seja demonstrativo desta terra», numa perfeita promoção à marca “Serra da Estrela” e à Beira Interior. «É uma boa aposta e esperamos que num futuro próximo a feira seja um ponto de partida comercial para quem cá esteja e um ponto de atracção de pessoas de fora», sublinha Carla Mota Veiga, assinalando terem sido enviados folhetos informativos sobre a feira e a região para os hotéis nacionais.

A demonstração ao vivo da confecção de alguns produtos, como as filhós ou os enchidos, a existência de um espaço de jogos e de lazer para as crianças no interior do pavilhão e a presença de uma exposição cinegética da responsabilidade da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI), onde estarão representadas algumas espécies da fauna regional, como o javali, serão, de acordo com a organização, grandes atracções. Também a prova de vinhos da região, representados pelas Adegas Cooperativas da Covilhã e do Fundão e o vinho “Terras de Capinha”, na inauguração do evento – amanhã às 19 horas – poderá ser «muito interessante», sublinha a responsável, que não descura a actuação na noite de sábado do popular cantor Quim Barreiros como um dos pontos “mais altos”do certame. Ainda no mesmo dia, mas à tarde, os visitantes poderão assistir à actuação do Rancho Folclórico do Refúgio, estando ainda previstas mais actuações de grupos e cantares da região durante os três dias do certame, caso da Fanfarra Verde e Amarelo e Zabumbas do Barco, do Grupo de Cantares do Oriental de S. Martinho, do Rancho Folclórico S. António e do Grupo de Cantares “A Lã e a Neve” no domingo.

Apesar desta ser a primeira edição, Carla Mota Veiga espera que as pessoas «adiram» à iniciativa para dar «continuidade» a este certame de «extrema importância para a região». Os bilhetes custam um euro para a feira e dois para o concerto de Quim Barreiros. As portas estão abertas sexta-feira desde as 19 às 24 horas, no sábado desde as 15 à meia-noite e no domingo desde as 15 às 23 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply