Arquivo

Ana Manso continua sozinha na corrida à Distrital “laranja”

Militantes do PSD da Guarda reuniram-se para reflectir sobre o partido, e Álvaro Amaro descartou a hipótese de ser candidato

Para já Ana Manso continua sem adversários para as eleições da Comissão Política Distrital da Guarda, depois de Álvaro Amaro ter anunciado que não seria candidato, na reunião laranja que decorreu na passada segunda-feira. Muitos militantes, autarcas, e presidentes de concelhia estiveram presentes no encontro, em Celorico da Beira, com o objectivo de reflectir sobre o partido. Todos compareceram à chamada, com a excepção da líder distrital do Partido Social-Democrata (PSD), Ana Manso, que apesar de ter aceite o convite, acabou por não estar presente.

«Sem nenhuma justificação, não apareceu ao encontro», lamenta Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Gouveia, referindo-se à líder da distrital laranja. Uma atitude que o autarca não deixou de criticar, pois considera que «a Dra.Ana Manso é que ficou a perder». Para o edil Gouveense na vida política, muitas vezes, é preciso «agir em vez de reagir», mas a líder social-democrata «vai reagir, quando devia ter agido», sublinha.

Mesmo sem Ana Manso, os cerca de trinta militantes, entre os quais dez autarcas, discutiram estratégias políticas para as autárquicas e analisaram a actual situação do partido. No entanto, Álvaro Amaro encontra-se «satisfeito» com a adesão dos militantes, e admite que «o partido saiu mais rico» com este encontro. Durante três horas de debate ouviram-se muitas críticas à líder da distrital do PSD, e ficou a saber-se que não há para já adversários na corrida à liderança do partido. «Não sou, nem nunca fui candidato à distrital», assegura o autarca de Gouveia, apesar dos recentes apoios manifestados por alguns militantes do distrito, como o presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento.«E se quisesse ser, já o era há uns meses atrás», acrescenta Álvaro Amaro.

Numa altura em que se avizinham as eleições para a Distrital, marcadas para cinco de Setembro, o autarca gouveense refere-se às eleições autárquicas como sendo «o grande desafio do PSD no distrito». Daí este ser um momento eleitoral «importante», salienta o edil, adiantando que em consonância com a maioria dos presentes na reunião, concluiu-se que o partido precisa de objectivos «precisos e ambiciosos». Nesse sentido é preciso traçar uma estratégia, até porque este «é um ciclo que vai culminar nas autárquicas», relembra. Por isso «quem assumir o protagonismo distrital do PSD na Guarda deve ser o rosto que vai para o palco em termos autárquicos», defende Álvaro Amaro. Entretanto a menos de duas semanas das eleições, Ana Manso deve continuar sozinha na corrida à liderança da Distrital “laranja”.

Sobre o autor

Leave a Reply