Arquivo

«Amigos de uma vida» com Vital Moreira

Candidato do PS às eleições europeias recordou os tempos de estudante no Liceu da Guarda com Marília Raimundo e Abílio Curto

Vital Moreira reviveu, na semana passada, os tempos em que estudou no antigo Liceu da Guarda, actual Escola Secundária Afonso de Albuquerque, dos 10 aos 17 anos. Entre os «amigos de uma vida» que receberam o candidato socialista às eleições europeias à porta do café Madrilena estiveram Abílio Curto e Marília Raimundo.

A antiga Governadora Civil e deputada eleita pelo PSD foi mesmo a primeira pessoa a quem o cabeça-de-lista se abraçou assim que saiu da viatura de campanha. Na conversa com a sua antiga colega de carteira, Vital Moreira recordou os estudos, as festas, «o queijo da serra e o pão-de-ló» que comiam ao lanche após as aulas, salientando que aquele era um «grande momento» e que «não precisamos de compartilhar as mesmas ideias políticas para confraternizar desta maneira e compartilhar essas grandes memórias». Da sua amiga ouviu rasgados elogios: «É um amigo de sempre, lutador de causas já nessa altura de estudante e aquela pessoa com quem se pode contar sempre. É um grande homem», garantiu Marília Raimundo. Neste reencontro, que durou cerca de meia hora, o cabeça-de-lista do PS às europeias e os cerca de 10 antigos colegas presentes falaram mais do passado do que de política.

Vital Moreira recordou também as vivências com o ex-presidente da Câmara da Guarda: «O Abílio vinha a cavalo de Aldeia Viçosa para o Liceu. Eram tempos duros em que a percentagem de crianças que fazia o ensino secundário era diminuta. São tempos que nos marcam e nos permitem dizer o quanto este país mudou para melhor em termos de desenvolvimento, modernização, qualidade de vida e, para isso, também contou a União Europeia», sublinhou. O candidato a eurodeputado não se cansou de falar da sua estada na Guarda, onde já tinha estado no final de Março em pré-campanha: «Este é o meu mundo. Passei aqui sete anos e é um período em que recordamos os amigos, os colegas e os professores. O nosso café era o velho “Mondego”. Descíamos por essa íngreme rua que dá para o Liceu e acabávamos na esplanada do café Mondego», recordou.

Na despedida, após tomar um café e uma água com os amigos, ficou a promessa dos antigos colegas do Liceu se voltarem a reunir em breve, num almoço convívio, depois das eleições. No mesmo dia, Vital Moreira visitou o mercado semanal de Seia, almoçou em Celorico de Beira e visitou o Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, antes de rumar à Covilhã e terminar a jornada com um comício em Castelo Branco, em que participou Sócrates.

Ricardo Cordeiro Marília Raimundo foi a primeira pessoa a quem o candidato se abraçou

«Amigos de uma vida» com Vital Moreira

Sobre o autor

Leave a Reply