Arquivo

AMCB prepara valorização dos recursos endógenos da região

Associação está a perspectivar a criação de uma Agência de Promoção e Investimento

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) está a preparar a criação de uma Agência de Promoção e Investimento dos Recursos Endógenos do Interior, de forma a potenciar turística e economicamente os 13 municípios aderentes.

A pré-candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos foi apresentada na semana passada, no âmbito do programa maisCentro, incluída no eixo 5 do QREN – Governação e Capacitação Institucional. O objectivo da futura Agência passará por valorizar e potenciar as mais-valias da região, dando uso aos sistemas de micro-créditos para avançar com projectos turísticos, à semelhança do FINICIA, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), que facilita o acesso ao financiamento para a criação de empresas. «Foram apresentadas 35 candidaturas ao PROVERE em toda a região centro, sendo que apenas sete serão aprovadas», salienta José Manuel Biscaia, presidente da AMCB, referindo que agora resta «aguardar» pela decisão.

A única certeza que o autarca tem é de que o projecto «está bem estruturado» e será uma mais-valia para todos os municípios associados e, consequentemente, para toda a região. «Esta é uma região muito rica em recursos endógenos, mas é necessário potenciar essas mais-valias, divulgando-as, promovendo-as e vendendo-as», aponta. A aposta recai no turismo cultural e histórico, direccionado para públicos-alvo e não para as massas. O que se pretende é a valorização dos castelos, da gastronomia, do património natural e cultural. Para isso, a estratégia da futura Agência de Promoção e Investimento passa pela implementação de roteiros turísticos que valorizem o território e que vão ao encontro de um turista cultural e interessado por ver e conhecer em pormenor todos os aspectos de uma determinada rota temática. Neste prisma, poderão vir a ser criadas as Rotas das Aldeias Históricas dos municípios aderentes, dos castelos, dos três rios (Mondego, Zêzere e Côa), dos Azeites e dos Lagares, das vinhas, das três Serras (Estrela, Malcata e Gardunha), do comércio, da indústria e do artesanato. Para complementar as rotas turísticas, a AMCB incluiu ainda no projecto a aquisição de um mini-autocarro eléctrico movido a energia solar, de forma a sensibilizar os visitantes para a importância das energias renováveis.

Sobre o autor

Leave a Reply