Arquivo

AMCB investiu 2 milhões na operacionalidade dos Centros Municipais de emergência

Proteção civil

Está concluída a melhoria dos 13 Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil, num investimento de dois milhões de euros da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).

Em comunicado, a AMCB, presidida por José Manuel Biscaia, autarca de Manteigas, adianta que foram entregues equipamentos para os centros de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. O plano foi concretizado pela «necessidade de operacionalizar os serviços municipais de proteção civil dos municípios associados», refere a nota. O investimento resultou na remodelação dos edifícios, bem como na aquisição de mobiliário de escritório para as salas de operações, de reuniões e dos comandantes. Foi ainda adquirido equipamento informático, maquinaria técnica específica, de equipamento GPS de Precisão Centimétrica para Execução de Cartografia Numérica Vetorial às escalas 1:10.000 e 1:2.000 e Ortofotocartografia à escala 1:2.000 e desenvolvido um Sistema Integrado de Gestão de Emergências e Logística.

A AMCB refere que o projeto também contempla a criação de uma Rede de Monitorização Ambiental, auxiliada por 13 estações de Monitorização Climatológica, que disponibilizará informação em tempo real. Através do plano de investimentos agora concluído «foram disponibilizados meios que vêm permitir uma melhor coordenação e operacionalidade na intervenção às ocorrências que chegam diariamente aos serviços municipais de proteção civil», assinala José Manuel Biscaia. O responsável anuncia também que o desafio da AMCB para 2016 será a implementação de uma rede de videovigilância florestal nos municípios associados, «com deteção e alerta automática de foco de incêndio».

Sobre o autor

Leave a Reply