Arquivo

Alunos do Fundão sugerem peça de teatro

ESTE e autarquia prosseguem com o projecto “… Uma história para continuar”

Cerca de 300 alunos de escolas do 1º ciclo do Fundão estão a assistir, esta semana, a uma peça de teatro para depois a transformarem num novo espectáculo.

«A primeira fase inclui também uma oficina de expressão dramática até 7 de Março», refere José Alexandre, da Estação Teatral da Beira Interior (ESTE) e um dos actores que vai subir ao palco quase diariamente na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes. Na segunda fase, «ao deixarem o teatro, as crianças, em casa com a colaboração da família e na escola sob a orientação dos professores, vão expressar as suas reacções ao espectáculo», acrescenta.

Posteriormente, a ESTE usará os desenhos, composições, trabalhos plásticos (nos mais diversos materiais), gravações áudio ou vídeo ou representações teatrais sugeridas para fazer a adaptação. «Este segundo espectáculo subirá ao palco a partir de 1 de Junho, Dia da Criança, e vai depois em digressão, numa co-produção entre a ESTE e a Moagem», adianta. Na história que as crianças vão transformar, os animais e objectos do quotidiano rural (como enxadas ou panelas) têm consciência e falam. A confusão instala-se quando surge a pergunta: de quem é uma terra sem dono?

O projecto “… Uma história para continuar” é uma co-produção da ESTE e da Câmara do Fundão. Foi realizado pela primeira vez entre Novembro de 2004 e Abril de 2005. «As actividades aproximam as crianças de uma forma consistente da actividade cultural», considera José Alexandre.

Sobre o autor

Leave a Reply