Arquivo

Alunos do Básico com negativa a Português

Quarenta e sete por cento dos alunos do 4º ano tiveram negativa na prova final de Português. O desempenho a Matemática foi melhor e só 36 por cento tiveram uma classificação igual ou inferior ao nível 2. O balanço foi divulgado hoje pelo Ministério da Educação e Ciência.

As provas finais do 1º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas em 1.152 escolas em Portugal, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português. No total, cerca de 106 mil alunos fizeram as duas provas, que pela primeira vez este ano tinham peso na nota final.

A média nacional das classificações a Português é de 48,7 por cento, ou seja, negativa, sendo que o desempenho dos alunos a Matemática acabou por ser melhor, com a média a ficar nos 56,9 por cento. No extremo oposto estão 740 alunos (apenas 1 por cento), que conseguiram a classificação máxima, o nível cinco, em Português.

Mais uma vez os resultados foram melhores no exame de Matemática, com 5339 crianças (5 por cento) a conseguirem a nota máxima. Como se trata do primeiro ano de exames no 4º ano e o resultado só conta 25 por cento para a nota final do aluno, a maior parte das crianças transita para o 5º ano, mesmo tendo negativa na prova, explica o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

Analisando a prova de Português ao pormenor, é possível perceber que os alunos tiveram mais dificuldades nos domínios da Leitura e da Escrita, em que a percentagem que obteve um desempenho igual ou superior a 3 foi de apenas 34 por cento. Já os resultados da prova de Matemática mostram-nos que a percentagem de alunos com um desempenho de nível igual ou superior a 3 foi menor no tema Geometria e Medida, 50 por cento.

Sobre o autor

Leave a Reply