Arquivo

Alunos de Seia vão representar o país em Estrasburgo

Escola Secundária representou distrito no Concurso Euroscola e obteve o primeiro lugar entre estabelecimentos de todo o país

«Nem queríamos acreditar quando anunciaram os resultados». Foi desta forma que os dois alunos da Escola Secundária de Seia reagiram ao saberem que tinham acabado de vencer a fase nacional do Concurso Euroscola. Um trabalho sobre a “Erradicação da pobreza, das desigualdades e da exclusão social na Europa: uma questão consensual, uma questão prioritária!” valeu a Andreia Gomes e Bruno Dias a vitória na iniciativa promovida pelo Parlamento Europeu, cujo prémio é uma ida a Estrasburgo.

O estabelecimento de ensino senense ganhou direito a representar o distrito da Guarda na Assembleia da República no passado dia 27 de Abril, após ter ganho a fase distrital, que decorreu a 16 de Março. Na Guarda, a apresentação feita pelos dois alunos do 10º C, com o acompanhamento do professor Alberto Reis, foi apresentada oralmente perante um júri, com o suporte de um filme produzido pelos alunos, e foi distinguida como a melhor, tendo ganho o “passaporte” para Lisboa. A prestação na sessão nacional excedeu «as melhores expectativas» dos representantes do distrito, que foram classificados pelo júri com a nota de 3,90, bem à frente de escolas oriundas dos distritos de Aveiro (3,63) e Leiria (3,60). Andreia Gomes revela que a participação na sessão nacional foi «completamente diferente» do que estavam à espera, pois «nem nos cinco primeiros acreditávamos que podíamos ficar» e até ficaram ainda mais «de pé atrás» depois de verem as outras apresentações.

Sem razão, já que o veredicto do júri declarou-os vencedores e concedeu-lhes o direito de representarem o país na final europeia em Estrasburgo. «Nem queríamos acreditar. Ficámos mesmo muito contentes», garante a aluna. Vão a França quando já frequentarem o 11º ano e as expectativas são as melhores, não obstante o tema ainda não ser conhecido, mas Andreia Gomes acredita que será uma «óptima experiência». «Orgulhoso» da prestação dos seus alunos, que são «trabalhadores e empenhados», ficou o professor Alberto Reis, para quem estavam «convictos do valor da apresentação», embora cientes de que «ganhar era difícil», até porque os adversários eram «os melhores do país». A viagem a França «funciona como um prémio» e o docente de Língua Portuguesa considera que vai ser uma «experiência extraordinária e muito rica» para os 25 alunos que vão estar em Estrasburgo, pois, para além da dupla vencedora, há mais 23 “sortudos” que têm razões para sorrir.

O Euroscola é um concurso que visa seleccionar, a nível nacional, as escolas que irão representar Portugal nas Sessões Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde jovens de toda a União Europeia debatem temas europeus. Estas sessões contam com a participação de cerca de 500 jovens e destinam-se a familiarizar os participantes com o funcionamento das instituições europeias, bem como consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a importância da sua intervenção na organização futura da Europa. O programa é organizado a nível nacional pelo Instituto Português da Juventude e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República.

Ricardo Cordeiro Bruno Dias e Andreia Gomes com o professor Alberto Reis ficaram surpreendidos por terem ganho o concurso

Alunos de Seia vão representar o país em
        Estrasburgo

Sobre o autor

Leave a Reply