Arquivo

Alunos de Gerontologia do IPG animaram centro de dia de Vila Soeiro

Jovens proporcionaram uma tarde diferente aos utentes com atividades de expressão musical e dramática

Na passada quarta-feira, os utentes do Centro de Dia de Vila Soeiro, na Guarda, viveram uma tarde diferente com a visita de cerca de duas dezenas de alunos do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Técnicas de Gerontologia, do Instituto Politécnico da Guarda.

Os jovens, cuja presença já é a garantia de um sorriso nas faces dos idosos, animaram aquele espaço cantando músicas tradicionais e representando uma peça teatral sobre o meio rural. No final, um lanche-convívio juntou toda a gente. A atividade foi dinamizada pelas professoras Ana Castanheira e Filipa Teixeira, com o objetivo de estimular os seus alunos a proporcionarem «um envelhecimento mais ativo a nível motor, cognitivo e sensorial». As docentes consideram que esta iniciativa é importante «no contexto do isolamento em que se encontram algumas aldeias do interior, como Vila Soeiro, cuja população residente não excede os 30 habitantes e tem um índice de envelhecimento de aproximadamente 100 por cento». Além disso, «é importante levar dinamismo a um sítio onde, por norma, não há atividades de diversão», sustentam.

Para as responsáveis, esta ação é «uma passagem da teoria à prática» e também «uma forma dos alunos terem um dia diferente, integrados na riqueza do meio rural e, ao mesmo tempo, em contacto direto com aquele que, no futuro, vai ser o seu ambiente profissional». Para a sua concretização, Ana Castanheira destaca o apoio do IPG, da Junta de Freguesia de Vila Soeiro, da assistente social do centro de dia e dos próprios idosos. Já Ana Veiga, responsável do centro de dia, agradeceu a visita, afirmando que «é sempre um momento de festa para os idosos». «É uma iniciativa extremamente importante porque quebra a monotonia do quotidiano, principalmente no inverno, em que eles pouco saem lá fora, pois traz animação e, de certa forma, também uma cultura diferente, com hábitos novos, músicas novas, aproximando os mais novos dos mais velhos», afirmou. Maria do Rosário Amaral, uma das utentes, também se mostrou «muito contente com a visita» e agradada com as atividades, afirmando que «os jovens são sempre bem-vindos, gostamos sempre de os cá ter. Foi uma tarde diferente e mais animada», declarou.

Futuros gerontólogos promoveram a música enquanto atividade intergeracional

Alunos de Gerontologia do IPG animaram
        centro de dia de Vila Soeiro

Sobre o autor

Leave a Reply