Arquivo

Aluno da Guarda é campeão nacional de ginástica

Diogo Antunes venceu na vertente de Ginástica Artística, enquanto Miguel Bandarra e Duarte Bombas foram terceiros

«Ganhar o máximo de títulos possível» é a ambição de Diogo Antunes, aluno da Classe de Ginástica da Escola Secundária Afonso de Albuquerque que se sagrou campeão nacional no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, numa prova que decorreu entre os dias 13 e 15 deste mês.

Diogo Antunes foi primeiro na Ginástica Artística Masculina e confessa que sentiu um «enorme orgulho», sendo que todo o seu trabalho e empenho nos treinos foram «recompensados» quando soube do título. O jovem de 16 anos salienta que a ginástica é «o momento» e que, depois de ter ganho a fase distrital e posteriormente a regional, esperava «bastantes dificuldades» no Nacional, mas no dia da prova foi ele o melhor entre todos os participantes: «À partida, as hipóteses eram reduzidas, mas estava com algumas esperanças, apesar de saber que ia ser muito difícil, mas também por isso é uma dupla alegria ter conseguido», sublinha visivelmente contente com o resultado. Diogo explica que a Ginástica Artística consiste num conjunto de três fases: o salto de cavalo, o «esquema de paralelas» e outra que consiste numa sequência que «temos de executar com a máxima perfeição possível».

O jovem campeão frequenta o 10º ano e, apesar do tempo despendido com os treinos, revela que teve notas «bastantes boas», não tendo tido «nenhuma abaixo de 15». Ainda não tem certezas sobre o seu futuro profissional, mas deixa escapar que talvez possa vir a estudar Medicina. «Se tivermos um horário bem definido e formos organizados, o tempo chega para tudo», garante, revelando que «geralmente» costuma treinar duas vezes por semana, mas após ter o ganho o Regional, onde competiram atletas dos distritos da zona Centro, passou a treinar todos os dias. Nesse período, de cerca de 15 dias, quando tinha mais tempo livre treinava três horas por dia e o mínimo era uma hora. Nem alguns pequenos arranhões, fruto dos treinos, lhe tiram o ânimo e a ambição de querer «ganhar o máximo de títulos possível» na ginástica.

Questionado se sonha chegar aos Jogos Olímpicos, Diogo, que chegou a praticar futsal e natação antes da ginástica, abre um largo sorriso e diz que é «muito difícil». Miguel Bandarra e Duarte Bombas foram outros dois alunos da escola da Guarda que subiram ao pódio no Campeonato Nacional de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar, obtendo o terceiro lugar na Ginástica Acrobática em pares masculinos.

Ricardo Cordeiro Aos 16 anos, o aluno da Secundária Afonso de Albuquerque ganhou a prova disputada na Póvoa de Varzim

Aluno da Guarda é campeão nacional de
        ginástica

Sobre o autor

Leave a Reply