Arquivo

Aluna de Lamego vence prémio Pinto Peixoto

Susete da Cruz é a segunda concorrente do ensino particular a ganhar um galardão que premeia o melhor aluno do secundário

Uma ex-aluna do Colégio de Lamego, que concluiu o 12º ano com a classificação final de 20 valores, venceu a edição deste ano do prémio nacional José Pinto Peixoto, anunciou a Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto, que atribui o galardão.

Natural de Lamego, onde reside, Susete Marli Fonseca da Cruz, 18 anos, concluiu o ensino secundário no colégio da Ordem Beneditina, integrado no agrupamento da Escola Secundária/3 de Latino Coelho, e ingressou este ano na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O prémio, no valor pecuniário de mil euros, é atribuído anualmente pela associação sediada na Miuzela do Côa, no concelho de Almeida, aldeia natal do seu patrono. «Puderam concorrer todos os estudantes que concluíram o ensino secundário no ano lectivo de 2007/2008, conforme o respectivo regulamento divulgado pelo Ministério da Educação, Direcções Regionais e pela própria associação que o instituiu», recorda o major-general Augusto Monteiro Valente.

Nesta edição foram apreciadas 10 candidaturas, «quatro com a média final de 20 valores, cinco com 19 e uma com 18», acrescentou, salientando que o Prémio Nacional foi criado em 1992 e, pela segunda vez, foi ganho por «um concorrente do ensino particular». O júri foi presidido por António Rodrigues Tomé, professor da Universidade da Beira Interior. O prémio será entregue a 18 de Dezembro, em Lamego, numa sessão que será realizada nas instalações do estabelecimento de ensino que foi frequentado pela jovem vencedora.

Sobre o autor

Leave a Reply