Arquivo

Altice liga seis concelhos com fibra ótica

Serra da Estrela

Decorreu no domingo, em Seia, a cerimónia de arranque do projeto de infraestruturação de seis concelhos da Serra da Estrela (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão) com fibra ótica de nova geração.

Para o presidente executivo da Altice Portugal (na foto), trata-se de um projeto que contribui para o aumento da competitividade da região. «Este é um projeto inédito, um projeto de investimento que tem como principal objetivo o desenvolvimento das economias locais e também, obviamente, o aumento da competitividade», disse Alexandre Fonseca. Segundo a empresa, o investimento de «vários milhões de euros» vai abranger mais de 50 freguesias e 150 mil pessoas. Alexandre Fonseca adiantou na sua intervenção que, após este empreendimento, mais de 75 por cento da população da região serrana ficará com acesso a fibra ótica, o que considerou «um marco histórico».

«Sabemos que muitas vezes estas regiões têm um défice do ponto de vista de dinamização da sua economia. Pois bem, nós acreditamos que trazendo a fibra ótica a estas regiões, o que estamos a fazer é a desenvolver a economia local», afirmou, considerando que são «as tecnologias que ajudam a captação de investimento». O projeto deve ficar concluído até agosto. O presidente executivo da Altice Portugal acrescentou que, no seu entendimento, «este é provavelmente o maior investimento da década» realizado na Serra da Estrela. Por sua vez, Carlos Filipe Camelo, presidente da Câmara de Seia, referiu que o projeto da Altice é importante para o desenvolvimento da região. «Este investimento, realizado num território de baixa densidade populacional, constitui uma alavanca para o desenvolvimento económico local e regional, um sinal de grande confiança de um agente privado na região e que deve inspirar o Estado a investir mais».

Sobre o autor

Leave a Reply