Arquivo

Alterações na linha ferroviária entre Régua e Pocinho vão custar 10 milhões

Vila Nova de Foz Côa

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que o investimento na beneficiação do troço ferroviário entre a Régua e o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) vai custar cerca de 10 milhões de euros.

A verba será repartida entre a requalificação das subestações (cerca de quatro milhões de euros), sendo os restantes seis milhões destinados à melhoria da sinalização e telecomunicações. Segundo a IP, toda a eletrificação da linha ferroviária do Douro representará um investimento de 84 milhões de euros. Os trabalhos serão candidatados aos fundos comunitários do programa “Portugal 2020”, com uma taxa de financiamento de 85 por cento. De acordo com António Ramalho, presidente da IP, a primeira fase do projeto assenta em cerca de 11 milhões de euros. Do valor faz parte a eletrificação do troço entre Caíde e Marco de Canaveses, com um custo de cerca de 6,2 milhões de euros. Posteriormente, será beneficiada a ligação Marco de Canaveses-Régua, com um custo estimado de 12 milhões de euros. As requalificações das duas estações foram orçamentadas em cerca de quatro milhões.

Numa terceira fase, serão intervencionadas a linha e as subestações entre a Régua e o Pocinho. O maior investimento do plano corresponde às intervenções em taludes, que custarão 32 milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply