Arquivo

Almeida quer grandes eventos desportivos

Concelho vai receber este fim-de-semana torneio de futsal com a presença do campeão nacional Sporting

Almeida recebe este fim-de-semana o 1º Torneio de Futsal do concelho que vai contar com a participação, entre outras, das equipas primodivisionárias do Sporting Clube de Portugal e do Boavista. Sob o slogan “Almeida na rota dos grandes eventos desportivos”, a autarquia quer que este evento seja o «”pontapé de saída”» para outras actividades desportivas de grande envergadura a realizar no concelho no futuro.

Sporting, campeão nacional da modalidade, Boavista, Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas, que militou na IIª Divisão Nacional, uma selecção do concelho de Almeida, e as equipas da Associação Desportiva da Ilha e do Externato Nacional de Moscavide, ambos do campeonato distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, são os seis participantes do evento que traz até à Aldeia Histórica formações de «alto gabarito» do futsal nacional, salienta o edil Costa Reis. As actividades começam sábado, pelas 16 horas, nas Portas de Santo António com um “workshop” que contará com a presença, entre outros, de Vítor Peralta, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Paulo Fernandes, treinador do Sporting, e Rui Pereira, do Boavista. As equipas foram distribuídas em duas séries de três. Sporting, selecção de Almeida e Externato de Moscavide ficaram na série A, enquanto Boavista, GDR Lameirinhas e Associação Desportiva da Ilha na série B. Os jogos serão todos disputados no pavilhão gimnodesportivo municipal de Almeida, que, segundo os responsáveis das equipas, «reúne condições óptimas para a prática da modalidade», e começam amanhã pelas 21h15 com o Boavista-Lameirinhas, seguido do Sporting-selecção de Almeida.

No sábado, jogam a Associação Desportiva da Ilha e o Boavista às 9h30 e selecção de Almeida-Externato de Moscavide às 11 horas. À noite, joga-se o Sporting-Moscavide e Lameirinhas-Associação Desportiva da Ilha. No domingo, ficam definidas as classificações finais, com os terceiros classificados de cada série a encontrarem-se às 9 horas, os segundos às 10 e, por último, o jogo mais esperado entre os dois finalistas. Segundo o autarca, as equipas mais fortes devem ser vistas como um «desafio e um incentivo» para as outras e como um «chamariz» para os mais jovens. Neste sentido, existem «muito boas expectativas» em termos da adesão do público, acredita Costa Reis. E se esta edição correr bem há «muita probabilidade» do torneio ser internacional no próximo ano, com a participação de equipas espanholas, uma ambição que «não será difícil concretizar», adianta.

Jogo de pólo aquático em Vilar Formoso

Para Costa Reis, Almeida tem que ter mais iniciativas do género, sendo que este torneio de futsal é encarado como o «”pontapé de saída” para outros eventos de outras modalidades que gostaríamos de levar a cabo», sublinha. Sem se «querer comprometer com uma data», o autarca adiantou que estão a ser envidados «esforços» para que na inauguração das piscinas de Vilar Formoso possa ter lugar um jogo de pólo aquático. O complexo já está concluído, mas ainda faltam «alguns pequenos pormenores», como a fiscalização da Direcção Geral de Energia, que irá testar a estanquicidade das piscinas e dos equipamentos instalados, um procedimento que deverá demorar entre 15 dias a três semanas. A autarquia espera que a inauguração possa ocorrer nos primeiros dias de Julho.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply