Arquivo

Alexandre Monteiro apresentou livro de memórias

Antigo dirigente dos TSD e deputado na Assembleia da República eleito pela Guarda evoca décadas a seguir ao 25 de abril

Uma plateia de notáveis marcou presença, no sábado, na apresentação do livro de memórias de Alexandre Monteiro, histórico dirigente distrital dos Trabalhadores Social Democratas (TSD) e antigo deputado do PSD na Assembleia da República eleito pelo círculo da Guarda.

Em “Memórias de um Deputado da Província na Assembleia da República”, o autor evoca não só o período em que esteve no Parlamento, compilando as suas intervenções e interpelações, mas também a fundação da fábrica da Renault na Estação, os primeiros tempos a seguir ao 25 de abril na Guarda e outros aspetos sobre a história e acontecimentos que marcaram a cidade nas últimas décadas. A obra, de autor, tem introdução de Marcelo Rebelo de Sousa. Entre os oradores, ao antigo dirigente dos TSD Arménio Santos considerou que Alexandre Monteiro desenvolveu um «trabalho inestimável» no distrito, sublinhando que o seu sonho «foi sempre ver a sua região trilhar os caminhos do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida das suas populações».

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara, admitiu que o livro vem colmatar uma lacuna na história da Guarda. «Faltava fazer a história da implantação da democracia na cidade e este livro é um retrato muito importante desse período», afirmou Virgílio Bento, para quem o autor «também lutou contra este vírus de dizer mal do que é nosso e de invejar o que é dos outros». Outro dos intervenientes foi José Cesário. O secretário de Estado das Comunidades foi colega de Alexandre Monteiro no hemiciclo e elogiou o seu otimismo. «É uma pessoa que acredita no país e na sua terra. Este sinal de confiança no futuro é um exemplo a seguir», disse o governante. Já o autor confidenciou que este livro, além das memórias, é também «uma vitória» sobre a doença de Parkinson que lhe foi diagnosticada há 12 anos. «Espero que seja um exemplo para quem sofre deste mal», declarou, numa intervenção emotiva.

Entre as personalidades presentes, destacaram-se o atual secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, Júlio Sarmento, Álvaro Amaro, José Igreja, Manuel Rodrigues, Rui Proença Dias ou Soares Gomes.

Autor, aqui com Fátima Roque, foi muito elogiado

Sobre o autor

Leave a Reply