Arquivo

Aldeia Viçosa mantém Bandeira Azul

Praia fluvial do vale do Mondego entre as cinco melhores do país

A praia fluvial de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, continua a ter Bandeira Azul na época balnear de 2008. Pelo segundo ano consecutivo, aquele espaço de lazer do vale do Mondego está entre os melhores do país. Um galardão que dá «mais responsabilidade» a Baltazar Lopes, presidente da Junta de Freguesia, que está apostado em manter o prémio, bem como a bandeira do projecto “Praia acessível, Praia para todos”. A zona balnear abre a 1 de Junho.

No ano passado, a praia fluvial recebeu mais de 60 mil visitantes, oriundos de todo o país e de Espanha. Baltazar Lopes ressalva que essa marca foi alcançada mesmo com condições atmosféricas adversas durante alguns fins-de-semana, pelo que, este ano, espera ultrapassar esse número, «se o tempo ajudar». O processo de candidatura arrancou em Novembro e, segundo o autarca, «os custos não foram significativos», até porque «não houve necessidade de fazer grandes melhoramentos». Além disso, «não é possível mudar muito mais no local», esclarece Baltazar Lopes, que, em termos de novidades, refere apenas a existência de gaivotas de recreio e uma maior aposta na divulgação. Quanto às actividades para este Verão, serão divulgadas «a seu tempo», até porque a Junta estava «céptica» quanto a conseguir ou não este símbolo de qualidade ambiental. «Com a Bandeira Azul, dispomos de um meio de divulgação diferente», garante o presidente da Junta.

Este ano a segurança continuará a ser uma forte aposta dos responsáveis pelo local. Haverá nadadores-salvadores todos os dias, um posto de enfermagem aberto e alguns jovens, contratados ao abrigo do programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL), vão colaborar na divulgação de actividades e de boas práticas junto dos banhistas. Além da praia fluvial de Aldeia Viçosa, só as de Mação e Penela foram distinguidas na região Centro, sendo que a do concelho da Guarda é a única das 193 zonas balneares galardoadas no país dirigida por uma Junta de Freguesia. Na área envolvente prevê-se ainda a criação de um restaurante e de duas unidades de alojamento turístico a inaugurar nos próximos meses, sendo que todos estes investimentos são privados. Na gaveta dos desejos de Baltazar Lopes fica a vontade de alargar a área da praia. «Com estes galardões consecutivos e com a afluência que a praia fluvial tem tido, qualquer dia será pequena para tanta gente», avisa.

Por sua vez, Joaquim Valente, que esteve no anúncio da atribuição da Bandeira Azul, considerou que a praia fluvial de Aldeia Viçosa já é uma referência nacional: «Foi visitada por banhistas espanhóis e é um refúgio daqueles que vêem no turismo de natureza e ambiental um factor importante para o bem-estar de todos», afirmou. Como trunfos para esta distinção, o edil referiu «a qualidade da água, dos equipamentos e dos serviços de segurança». Para o presidente do município, a Bandeira Azul «também será um estímulo para continuarmos a melhorar o equipamento, numa zona paradisíaca», sublinhou.

Igor de Sousa Costa

Sobre o autor

Leave a Reply