Arquivo

Ajudas às vitimas dos incêndios começam a chegar

Até ao momento, 22 famílias do distrito da Guarda receberam perto de 50 mil euros, dos 50 milhões disponibilizados pelo Governo

Cerca de 50 mil euros já foram entregues pelo Governo Civil da Guarda às famílias mais afectadas pelos incêndios deste Verão, repartindo-se por quatro categorias: subsídio de sobrevivência, subsídio mensal complementar, prestações complementares e apoios eventuais. Este montante foi distribuído por 54 pessoas, dos concelhos de Celorico da Beira, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Aguiar da Beira e Guarda, sendo este último o mais afectado com 14 famílias a necessitarem de apoio urgente, segundo revelou sexta-feira Joaquim Lacerda, Governador Civil.

Foram ainda contabilizadas 18 casas de habitação total ou parcialmente ardidas no distrito, no entanto, só 10 dos casos referenciados tiveram direito ao apoio financeiro disponibilizado pela Administração Central, visto que os restantes não estavam consagrados pelo despacho. Ou seja, sete das casas consumidas pelas chamas não constituíam primeira habitação dos lesados e a outra não foi destruída devido a incêndio florestal. No que concerne a empresas afectadas no distrito, foram registados apenas dois casos, uma no concelho de Celorico da Beira e outra no Sabugal. O valor dos prejuízos só é ainda conhecido no que à empresa do Sabugal diz respeito, estimando-se aproximadamente um valor de 30 mil euros de perdas. O Ministério da Economia já disponibilizou uma linha de crédito de 10 milhões de euros, para apoiar estes casos.

No domínio das perdas agrícolas, de animais e de falta de alimentação, foram já distribuídos, através da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI), cerca de 130 mil euros, no distrito da Guarda. Tendo sido contabilizados 224 animais mortos e 9.346 perdas de alimentação para animais. Foram ainda apurados diversos prejuízos em termos de maquinaria agrícola, materiais de agricultura, construções de apoio, plantações de árvores de fruto, nos concelhos da Aguiar da Beira, Almeida, Guarda, Pinhel e Trancoso, sendo que para estes casos existe um total de 180 mil euros disponíveis em termos de Segurança Social e Agricultura. O Instituto de Emprego e Formação Profissional da Guarda tem recebido as mais diversas doações proporcionadas pelas várias campanhas de solidariedade promovidas no país. Várias instituições e particulares, não só da cidade, mas também do distrito, têm vindo a contribuir com mobiliário diversificado, brinquedos, cobertores e muito calçado e roupa, tanto para adulto como para criança.

Sobre o autor

Leave a Reply