Arquivo

Ai! convida Tiago Pereira para umas canções de trabalho

Projeto de César Prata e Suzete Marques inicia sábado no TMG os “RecitAis! Do Ai!”

Os “RecitAis! Do Ai!” começam sábado à noite (21h30) no TMG com as “Canções de Trabalho”. Para o espetáculo de estreia, a dupla César Prata e Suzete Marques convidou o músico e percussionista Tiago Pereira (Roncos do Diabo).

Este é o primeiro de uma série de concertos temáticos que o projeto Ai! vai realizar na Guarda com músicos convidados. Neste caso, Tiago Pereira vem dar uma ajuda num repertório de canções de trabalho selecionadas pelos três músicos. «Para aliviar a canseira da dureza da labuta, para distrair o corpo, o homem canta. Perdida a função original, não queremos perder as canções. Assim, cantos de trabalho sobem para o palco, têm público e transfiguram-se em espetáculo», refere o TMG em comunicado. O Ai! é um projeto de pesquisa e recriação da música portuguesa de tradição oral, trazendo ainda para o seu repertório alguns temas medievais. Foi fundado por César Prata, compositor, arranjador, criador e intérprete que também criou os grupos Chuchurumel, Assobio e o produziu o disco “Chukas”, que resultou de uma encomenda do IGESPAR para o Parque Arqueológico do Vale do Côa. Tem publicado alguns cadernos sobre tradição oral.

Por sua vez, Suzete Marques fez parte de um grupo de música de raiz tradicional fundado em Pinhel, os Sex ianuae (6 portas, em latim) e trabalhou pela primeira vez com César Prata na peça “Entre o céu e a terra”, dos Gambozinos e Peobardos. Natural de Pinhel, licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas e, mais tarde, especializou-se na área de Arquivo.

Ai! via partilhar palco do pequeno auditório com o percussionista Tiago Pereira

Sobre o autor

Leave a Reply