O Aguiar da Beira é uma das 30 equipas que ficaram isentas no sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal, realizado na semana passada, estando assim automaticamente apurado para a segunda ronda da prova.
Quanto ao sorteio da IIIª Divisão Nacional, onde o campeão distrital da Guarda vai alinhar na série C, ditou que a equipa treinada por Nuno Sena comece o campeonato a 2 de setembro em casa do União de Lamas, vice-campeão distrital de Aveiro na última temporada. As restantes equipas da série C são Estarreja, Oliveira do Bairro, Penalva do Castelo, Avanca, Oliveira de Frades, Grijó, Alba, Sampedrense, Parada e Salgueiros 08. O primeiro jogo em casa, referente à segunda jornada, terá lugar a 23 de setembro, contra o Penalva do Castelo. No futebol feminino, o sorteio ditou que a estreante Fundação D. Laura dos Santos, de Moimenta da Serra (Gouveia), inicie o campeonato a 9 de setembro no campo da Escola de Futebol Feminino de Setúbal. A estreia perante o seu público será “apadrinhada” pelo campeão nacional, a Sociedade União 1º de Dezembro. No futsal, a Associação Desportiva do Fundão, que volta a disputar a Iª Divisão da modalidade, joga a primeira jornada no pavilhão da Académica de Coimbra a 8 de setembro.
Já na jornada seguinte os fundanenses, que continuam a ser orientados por Joel Rocha, recebem o Grupo Desportivo Fabril. Na IIª Divisão, cujo campeonato apenas começa a 13 de outubro, o Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas desloca-se ao pavilhão da Associação Desportiva e Recreativa da Mata. Uma semana depois, a equipa da Guarda recebe a Associação Juvenil Abel Botelho, do concelho de Tabuaço. Na IIIª Divisão, o distrito não tem qualquer equipa esta época em virtude de nenhum clube ter aceite ocupar a vaga conquistada pela equipa “B” do Lameirinhas.
ADE e Sp. Covilhã defrontam-se na primeira jornada do Nacional de iniciados
Nos nacionais das camadas jovens, o São Romão e o Sporting da Covilhã são os representantes da Beira Interior na série C da IIª Divisão Nacional de juniores, cujo arranque está marcado para 1 de setembro. Na primeira ronda, a equipa do concelho de Seia, campeã distrital da Guarda, recebe o Leiria e Marrazes, enquanto a formação covilhanense, campeã distrital de Castelo Branco, viaja até ao terreno do Tourizense. As duas equipas da região neste escalão defrontam-se logo na segunda jornada, a 8 de setembro, em casa do Sporting da Covilhã. No Nacional de juvenis, o campeão distrital Seia Futebol Clube é o representante do distrito da Guarda. Os senenses, que disputam a série C, estreiam-se já no dia 19 deste mês em Aveiro frente ao Beira-Mar. Por último, o Nacional de iniciados vai contar com duas equipas do distrito da Guarda (Sporting da Mêda e Estrela de Almeida) e outras duas da Covilhã (Sporting, que se manteve, e Associação Desportiva da Estação, campeã distrital).
Na série C, o Sp. da Mêda, vice-campeão distrital da Guarda atrás do São Romão, que não pôde subir porque tinha uma equipa no Nacional que acabou despromovida, estreia-se a jogar em casa frente ao Repesenses a 2 de setembro. Já o Estrela de Almeida, que assegurou a manutenção no escalão, visita o reduto da Sanjoanense. O dérbi distrital está marcado para 16 de setembro em casa do Mêda para a quinta jornada. Quanto à série D, que conta apenas com 10 equipas, abre logo com um “escaldante” ADE-Sp. Covilhã a 9 de setembro.
Ricardo Cordeiro