Arquivo

Agosto é teatro no Fundão

Quarta edição do Festival “Teatro Agosto” começa amanhã

O festival “Teatro Agosto” começa amanhã, no Fundão. A quarta edição do evento, realizado ao ar livre e que privilegia a linguagem da encenação, o gesto, o movimento e a acção, prolonga-se até ao último dia do mês. Com a participação de várias companhias nacionais e uma italiana, a programação dá relevo a propostas ligadas às vertentes do teatro tradicional do ocidente, representado pela Commedia dell’Arte, o mimo, a prática dos contadores de histórias, a pantomima ou o teatro de feira.

O pano abre-se com “O Grande Criador”. O espectáculo, apresentado pela Companhia Chapitô, sobe ao palco da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes a partir das 22 horas. No sábado, o Teatro Regional da Serra de Montemuro apresenta-se no espaço Gardunha Viva, local onde, aliás, acontecem todos os espectáculos do festival, sempre a partir das 22 horas. O grupo vai apresentar a peça “Splash”. De Itália chega, no domingo, Daniela Altieri, que concebeu e interpreta a peça “A maga mariposa”. O festival regressa no dia 29 com “Aniñando”, trabalho da companhia “Teatro em Branco”. No dia seguinte será a vez de “Novecentos, o pianista do oceano”, pelo grupo “Peripécia Teatro”. No último dia do mês entra em cena “A verdadeira história da tomada do Carvalhal”, pela ESTE – Estação Teatral. Também no dia 31, a partir das 17 horas, haverá animação de rua, na Avenida da Liberdade. Será apresentada a “Marcha dos Andadores”, pelo grupo Ovelhas Negras e Andadores de Agosto.

Entretanto, de segunda a quinta-feira, no espaço Gardunha Viva, há animação circense, musical e “stop clown” com a actividade “Esplanada Agosto”, que tem entrada livre. De 24 a 31 funcionará, em horário pós-laboral, uma oficina de animação de rua e técnica de andas, dirigida por Sérgio Fernandes. A acção decorre no Pavilhão Multiusos do Fundão e no espaço Gardunha Viva. Os bilhetes para o festival podem ser adquiridos na Moagem e na Junta de Freguesia do Fundão. Os ingressos diários custam cinco e três euros (para sócios da Associação TeatroAgosto, menores de 18 anos e maiores de 65).

Sobre o autor

Leave a Reply