Arquivo

Aficion guardense premeia Gonçalo Fernandes e Marcos Bastinhas

Gonçalo Fernandes foi um dos triunfadores da Corrida de S. João, realizada na Guarda no último domingo. O cavaleiro senense empenhou-se a fundo para não ficar mal entre a família Bastinhas e nem um pequeno susto com o primeiro touro (na foto) lhe tirou as ganas de triunfar perante o seu público – teve mesmo uma ruidosa claque de apoio.

Tarde de calor abrasador na praça montada junto ao parque industrial da cidade. Os aficionados responderam em massa e quase encheram as bancadas. Joaquim Bastinhas foi o primeiro a entrar em cena, mas teve pouca sorte com o touro da Casa d’Avó que lhe calhou em sorte. A tal ponto que se inverteram os papéis e foram cavaleiro e montada que quase perseguiram o animal. O cavaleiro de Elvas não pôde assim mostrar a sua exuberância habitual, mas o público não se importou. Já o filho Marcos Bastinhas surgiu em praça cheio de confiança e proporcionou grandes momentos de toureio a cavalo – está assegurada a continuidade da dinastia Bastinhas. E nem o curto buzinão contra a tourada que se fez ouvir na VICEG desconcentrou o jovem.

Seguiu-se Gonçalo Fernandes, que atirou o nervosismo de atuar “em casa” para trás das costas e fez-se a uma faena temperamental. A segunda parte da corrida decorreu sem sobressaltos e com touros mais arraçados – foi desigual o curro apresentado pela ganadaria Casa d’Avó. Quem teve a tarefa facilitada foram os forcados de Montemor e Coimbra, que pegaram sem grandes sobressaltos. O destaque vai para André Leal, natural da Guarda, que pegou o segundo touro para os Amadores de Coimbra à segunda tentativa. A tourada foi organizada pela Agência para a Promoção da Guarda (APGUR) e pela autarquia.

Aficion guardense premeia Gonçalo Fernandes
        e Marcos Bastinhas

Sobre o autor

Leave a Reply