Arquivo

AECBP e AAUBI promovem comércio da Covilhã

A recepção dos caloiros, em Setembro, marca o início do protocolo, mas pode continuar com formação e assessoria técnica

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) contará com o apoio da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) na próxima recepção aos caloiros. O projecto de “kit” a entregar inclui um “CD-card” elaborado pela AECBP, e é aí que residem as novidades. Quanto a ligações futuras, os responsáveis das duas instituições não quiseram adiantar nada em particular, deixando antever a prestação de formação e assessoria técnica da associação empresarial junto dos estudantes.

Do CD interactivo constarão informações relativas à AAUBI, instituições de referência e patrocinadores, bem como uma base de dados de alojamento e um mapa da Covilhã, onde estarão assinalados os estabelecimentos comerciais que integrem a iniciativa. Segundo Miguel Bernardo, director executivo da AECBP, este projecto «promove a valorização e respeito pelo tecido empresarial da cidade». Também para Rui Pedro Dias, gestor da AAUBI, «um dos objectivos é promover o comércio local», pelo que são apresentadas diversas sugestões aos lojistas. No ano passado foram incluídos 70 comerciantes, mas a associação empresarial quer duplicar esse número, a fim de aumentar a oferta. Neste momento podem ainda aderir todas as entidades interessadas, independentemente de serem ou não sócias da AECBP. Em Setembro prevê-se que sejam entregues 800 “kits caloiro”, mediante o número de ingressos na UBI. Para os demais alunos, uma instituição bancária está a desenvolver uma plataforma digital com serviços de interesse.

A concepção gráfica, design e integração de conteúdos são da responsabilidade da associação empresarial, que pretende envolver o tecido comercial da Covilhã. Para Rui Pedro Dias, «o mais importante do “kit” deste ano será o “CD-card”». O fácil transporte da ferramenta é uma vantagem que se junta à transmissão da informação para além do meio académico e do país. Pela primeira vez, a caixa que a Associação Académica entrega aos caloiros será distribuída aos estudantes ao abrigo do programa Erasmus, «de forma a criar pontes com outros países e universidades», acrescenta.

Sobre o autor

Leave a Reply