Arquivo

ADL do Centro juntam-se para contornar atrasos dos fundos comunitários

Desenvolvimento

As 19 Associações de Desenvolvimento Local (ADL) da região Centro que gerem o programa LEADER vão assinar brevemente um acordo de parceria para se organizarem regionalmente e «evitar os riscos de atrasos no apoio aos projetos nos territórios rurais».

Entre as subscritores estão a ADERES (Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul), ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela), PRÓ RAIA (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte), RAIA HISTÓRICA (Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira) e a RUDE (Associação de Desenvolvimento Rural). Segundo a presidente da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, este protocolo acontece porque o processo de transição para o novo período de programação de fundos comunitários está «a colocar em risco o trabalho de desenvolvimento rural que tem sido realizado com sucesso pelas ADL». Regina Lopes recorda que o último período de programação resultou na criação de 2.700 empregos na região Centro e mobilizou o investimento de 264 milhões de euros nas zonas rurais.

Este acordo prevê a criação de uma Comissão Regional de Acompanhamento, que funcionará como Observatório de Desenvolvimento Local , juntando as ADL, as autoridades de gestão dos fundos nacionais e do Centro 2020, as Comunidades Intermunicipais e os principais parceiros estratégicos da região.

Sobre o autor

Leave a Reply