Arquivo

Adelaide Ferreira e a música no Teatro-Cine da Covilhã

Espectáculo acústico “A Música e Eu” é uma retrospectiva dos 22 anos de carreira da artista

Adelaide Ferreira pisa amanhã à noite o palco do Teatro-Cine da Covilhã para apresentar “Música e Eu”, um espectáculo retrospectivo dos seus 22 anos de carreira artística. Acompanhada por um piano, viola acústica, contrabaixo e bateria, Adelaide Ferreira vai interpretar 15 grandes êxitos musicais, de 1981 até aos dias de hoje, enquanto serão projectadas numa tela as suas imagens, as capas dos seus discos e alguns dos seus vídeos.

Foi em 1981 que Adelaide Ferreira conheceu o grande sucesso com o single “Baby Suicida”, que vendeu mais de 20 mil exemplares, com o tema “A Tua Noite” a ocupar os primeiros lugares do top “Todos no Top” da Rádio Comercial. Seguiram-se os singles “Bichos /Trânsito” em 1982, com os Preço Fixo (banda que a acompanhou), e em 1983 o maxi single “Não, Não Não”. Mas o seu primeiro álbum “Entre um Coco e um Adeus”, com ritmos tropicais, apenas surgiu em 1986. “Papel Principal” e “Coqueirando” foram os maiores sucessos do disco. “Amantes e Mortais”, editado em 1989, volta a ter o estilo rock. Depois de um tempo de interrupção na música – onde fez locução para rádio e televisão -, a cantora voltou aos discos em 1995 com “O Realizador está Louco”. Em 1998, a produtora BMG lança “Só Baladas”, reunindo assim num só disco as mais belas baladas de Adelaide Ferreira, cujo primeiro single é a nova versão de “Papel Principal”, com a participação de Dulce Pontes.

Depois disso, em 2000, lançou o álbum “Sentidos”, onde se destacam os temas “Gostar de Alguém Assim” e “Ainda te Sinto Tão Perto”. Cantou em 2001o tema principal da terceira edição do “Big Brother” e participou ainda com o tema “Nau de Paz” no álbum de Roberto Leal, lançado este ano. Da carreira musical de Adelaide Ferreira, contam-se ainda os singles “Meu amor vamos conversar os dois” (1978), “Espero por ti” (1980), “Quero-te, Choro-te, Odeio-te, Adoro-te” (1984) e “Penso em Ti (Eu sei)” (1985) e a participação em vários Festivais da Canção. Este espectáculo, que marca a abertura da tournée nacional da cantora, reverte-se de um cariz de solidariedade para com os “soldados da paz”, já que 30 por cento das receitas da bilheteira reverterão a favor das Associações de Bombeiros locais (neste caso a dos Bombeiros Voluntários da Covilhã). Além disso, é ainda uma oportunidade para todos aqueles que anseiam um “lugar ao sol” na carreira artística, uma vez que o Teatro-Cine irá acolher no mesmo dia um “casting” para seleccionar uma voz para acompanhar Adelaide Ferreira na interpretação de um tema neste espectáculo. Os ingressos custam 15 euros para a segunda plateia, 12,5 euros para a primeira e 10 euros para o balcão.

Sobre o autor

Leave a Reply