A oficina da AD Fornos de Algodres já abriu para a nova temporada, em que vai disputar a IIª Divisão Distrital da Associação de Futebol da Guarda (AFG), uma vez que na época transata não conseguiu subir ao escalão maior.
Para este campeonato, o presidente João Santos manteve a aposta no técnico Ricardo Silva, um jovem promissor deste distrito, mas há ainda muitas indefinições no plantel. Atualmente, treinam cerca de dezena e meia de atletas, dos quais nove transitaram da temporada anterior. Em termos de reforços, a Desportiva fornense conta para já com Macedo (ex-São João da Pesqueira), Pedro Pinto e Igor (ambos ex-Paços da Serra), Bruno Costa (ex-Figueirense) e Danilo, estando previsto que possam surgir mais caras novas até ao início da prova. A estes juntaram-se alguns ex-juniores do clube, estando há experiência Fred e André. Em jogo de preparação, o Fornos viajou até Nelas no passado domingo para defrontar a turma local, que venceu o encontro por 2-1. A partida foi bem disputada e pautou-se pelo equilíbrio. Os locais mandaram no jogo na primeira parte e os visitantes assumiram os comandos no segundo tempo.
No entanto, coube ao Nelas abrir o ativo aos 50’, quando o guarda-redes do Fornos nada pôde fazer para travar o remate de António Eduardo. Mas a equipa do distrito da Guarda estava motivada e pressionou em busca da igualdade, que alcançou sete minutos depois. O experiente Bruno Costa aproveitou o alívio para a frente do guardião local, na defesa de um livre, para marcar. O equilíbrio era de facto grande, mas ao cair do pano, uma jogada com duas finalizações no poste e na barra, finalizada por João Miguel, deram a vitória ao Nelas em dia de festa para os locais. No rescaldo da partida fica a ideia que o jogo foi sobretudo importante para os técnicos tirarem ilações sobre os seus atletas. O jogo de apresentação da AD Fornos está marcado para domingo no Municipal da Serra da Esgalhada frente ao primodivisionário Vilar Formoso.
António Pacheco