Arquivo

Actualidade

1. No Domingo passado foi cá um destes banhos! Deixei de ver o jogo quando o Benfica enfiou o terceiro ao Belenenses. Com o resultado em 3-1 e o professor Marcelo a começar as suas análises politicas da semana virei de canal para a TVI. A surpresa chegou no final dos comentários, por sinal desta vez pouco picantes, quando o entrevistador deu a informação de que o resultado final do Jogo tinha sido de 3-3. Incrédulo ou atónito, não sei bem, fui logo procurar a verdade e num zapping rápido lá encontrei a confirmação: empate a 3 com os dois golos dos azuis do Restelo marcados já para lá da hora. Que grande balde. Mas o futebol é mesmo assim. Às vezes é que a gente de esquece disso.

2. Vítor Damas vai deixar saudades. O seu desaparecimento marca duplamente. Primeiro, por ser ainda jovem, contava tão-só 55 anos. Segundo, por ter sido um atleta de eleição que com o seu valor e personalidade ultrapassou as fronteiras clubistas e nacionais. As imagens da sua despedida de Alvalade impressionam. Num momento em que já se sabia não ter defesa para a doença cancerígena que o atacou manteve a dignidade e a elegância, tão próprias do seu estilo. Como um nobre senhor, de postura digna e irrepreensível, desceu ao relvado e varreu com os olhos, húmidos de emoção, o estádio das suas tardes e noites de glória. Depois acenou aos sócios agradecendo a singela homenagem. Agora, que Vítor Damas partiu, fica a responsabilidade de mantermos viva a sua glória e o seu exemplo.

3. Parece que já há poucos bilhetes para o Euro 2004. Eu pelos vistos já não vou a tempo. Restar-me-á a possibilidade de assistir via TV, fazendo como nos demais campeonatos da Europa ou do mundo. E pelos vistos não devo ser eu o único. Da roda de amigos e conhecidos parece que ninguém comprou bilhetes. Será um campeonato para estrangeiro ver? Ou é isso ou alguém se abotoou com os bilhetes para depois os pôr à venda no mercado negro. Depois de ver o que aconteceu com o concerto dos Rolling Stones em Coimbra, ou da vergonha passada com a venda de bilhetes para a final de Sevilha, não me admirava que houvesse alguém a tentar fazer negócio escuro com os bilhetes do Euro 2004.

4. O Porto- Benfica é já este domingo. Se os encarnados partem feridos de confiança pelo acontecido no jogo do Estádio Nacional, os azuis podem vir a passar factura das suas andanças europeias. Quanto a baixas nos plantéis, sabe-se que do lado portista não alinhará Benny Mackarty, por ter sido castigado pela cotovelada dada a Beto do Sporting, numa decisão tomada com base em imagens vídeo (por aquilo que se vai vendo nos jogos da Superliga muitos castigos terão que ser aplicados) e do lado do Benfica não alinhará Simão Sabrosa, a contas com arreliadoras lesões desde o início da época. Interessante será ir ouvindo o que os treinadores, de escolas e feitios bem diferentes, irão dizendo, quer antes quer depois do jogo. Quanto ao resultado….. Domingo se verá.

Por: Fernando Badana

Sobre o autor

Leave a Reply