A Associação de Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) apresentou na quinta-feira a Carta de Qualidade “Guarda Prestige”. O projeto visa a promoção dos setores do comércio e de serviços do distrito, sustentado numa estratégia de qualificação dos agentes económicos e de promoção das suas atividades. Este selo de qualidade pretende ainda promover e divulgar entidades que já têm elevados níveis de prestígio e estimular outras empresas a seguirem os mesmos princípios.
«Como o próprio nome indica, serve para prestigiar a Guarda no sentido de contribuir fortemente para a modernização do comércio e serviços a nível distrital», afirma o presidente da ACG. Paulo Manuel esclarece que esta atividade faz parte de «um conjunto de ações orientadas para os nossos empresários poderem melhorar as suas competências na gestão do negócio» e consiste em seis eixos fundamentais: requisitos legais, critérios financeiros, marketing e comunicação externa, instalações e infraestruturas, ambiente organizacional, e qualidade, ambiente, higiene e segurança no trabalho. Para o dirigente, importa «tentar que os nossos empresários possam trabalhar com melhores práticas, para termos melhores empresas e assim criarmos emprego e riqueza, pois são as empresas que cada vez mais fazem mover o mercado de trabalho, enquanto o setor público tem vindo a perder importância nessa matéria».
Paulo Manuel espera, por isso, que este programa possa ter «a máxima adesão possível por parte dos empresários da região». De modo a saber se podem aderir à Carta de Qualidade, os empresários devem testar as suas condições de admissibilidade através de um auto diagnóstico disponível em www.guardaprestige.pt. Após o preenchimento do questionário, é facultado um relatório com a pontuação final do desempenho, numa escala de 0 a 100. Se a pontuação for superior a 50, os empresários ficam habilitados a submeter online o pedido de adesão. As empresas serão posteriormente visitadas por técnicos da ACG, para um processo de verificação e validação. Se após essa vistoria a pontuação se mantiver acima de 50 pontos, a empresa recebe a Carta de Qualidade e a insígnia “Guarda Prestige”, que tem por objetivo reconhecer a excelência e o prestígio das empresas em diversos domínios, reforçando a sua notoriedade. A insígnia subdivide-se nas categorias “silver”, para uma pontuação compreendida entre 50 e 75 pontos, e “gold”, para valores iguais ou superiores a 76 pontos. O projeto “Guarda Prestige” é apoiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Mais Centro – Programa Operacional do Centro, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.
Fábio Gomes