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Acesso alternativo à Serra

Estrada entre a Portela de Arão e a Lagoa Comprida é inaugurada esta tarde

O secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, inaugura, hoje, a ligação requalificada entre a Portela de Arão e a Lagoa Comprida, no concelho de Seia. A via, também conhecida por Estrada de S. Bento, constitui mais uma alternativa de acesso à zona alta do maciço central da Serra da Estrela e, segundo a Estradas de Portugal (EP), destina-se a «descongestionar as grandes aglomerações de tráfego que, em períodos de forte atracção turística, procuram a zona». A abertura ao tráfego deste lanço da EN 338 está agendada para as 16 horas.

A obra custou mais de 4,7 milhões de euros, co-financiados pelo FEDER em cerca de 2,2 milhões. Tem uma extensão de 9,2 quilómetros e liga a EN 339, localmente designada por “estrada da Serra” por atravessar o maciço central (Seia-Covilhã), à EN 338, a rodovia que bordeja por Poente e abaixo dos mil metros de altitude a zona mais alta da Estrela. O traçado adoptado sobrepõe-se a um caminho florestal já existente, mas intransitável, desenvolvendo-se entre Loriga e as proximidades da Lagoa Comprida. Quanto às características técnicas, a nova estrada tem uma largura mínima de 6,5 metros, «compatível com a velocidade de projecto fixada em 40 quilómetros/hora», refere a EP, e um desnível de cerca de 700 metros. Regista-se, por isso, um declive médio de 7,9 por cento, uma característica agravada pela exposição desfavorável da via nas encostas Norte e Poente da Serra. Estas circunstâncias obrigaram a um reforço dos equipamentos de segurança, tais como painéis de informação «criteriosamente implantados», protecções marginais contínuas, uma sinalização dinâmica activa e “escapatórias” no final das rampas mais declivosas para bloqueio das viaturas em emergência, entre outros.

Por outro lado, tratando-se de uma via turística, foram construídas duas pequenas zonas de lazer marginais, são elas o Miradouro, ao quilómetro 7,02, e o Parque de Merendas, aos 5,2 quilómetros, ambas dotadas de mobiliário compatível. A obra foi adjudicada ao consórcio Gabriel A.S. Couto/Chupas e Morrão.

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