Arquivo

ACBI aposta no Zéthoven, novos CD’s e concertos

Budapeste e Argentina fazem parte do roteiro de concertos da associação

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) vai abrir a Academia de Música de Pinhel, equipada com o material necessário para concorrer no próximo ano a Conservatório de Música.

O Projecto Zéthoven também estará em força nesta nova temporada, tendo sido alargado às escolas de ensino básico dos concelhos de Pinhel (11) e Proença-a-Nova (7). Ao todo, são cerca de 700 crianças – incluindo as da Covilhã – a beneficiarem desta formação musical. Neste âmbito, a ACBI vai avançar com o CD “Zéthoven e a Percussão”, tendo apresentação prevista para o Dia Mundial da Criança, enquanto decorrem as negociações para a edição de “Zéthoven e a Matemática”, cuja finalidade é ensinar a tabuada e alguns conceitos aos mais pequenos através de nove canções divertidas. Está ainda prevista a exibição de 10 programas televisivos nos três principais canais portugueses e acções em escolas do primeiro ciclo da Beira Interior pelo Grupo de Percussão. Já o Coro Misto da Covilhã, e depois de ter cancelado a sua participação no concurso em Malta, aponta baterias para Budapeste em Abril de 2007, onde se fará acompanhar pelo Coro Juvenil.

Serão também estabelecidos protocolos de colaboração entre a ACBI e o “Certâmen Internacional de Coros”, na Argentina, e a Escola Superior de Música da Cidade do México. Para além de concertos nesses países, estes acordos implicam a organização de eventos comuns, como seminários de música coral com maestros dos países envolvidos. O Coro Misto prepara-se também para lançar o CD “Merry Christmas”, estando programados concertos em Castelo Branco e na Covilhã. Já o projecto “Natal para todos” tem quatro concertos agendados no Fundão, enquanto na ArtBeira prevêm-se cerca de 25 concertos. Entretanto, o Coro Misto vai trabalhar com o maestro alemão Werner Pfaff e o argentino, e director do Festival Normandia (França), Daniel Ganavarro, que desenvolverá a especialidade da interpretação do tango argentino. A nível internacional, a associação vai assinar um protocolo com a Academia de Música e Teatro de Vilnius (Lituânia), que implica a vinda de grupos de câmara para concertos em Pinhel e Fundão, entre outras actividades. Entretanto, está a preparar a vinda de um grupo de música árabe (Palestina) para dar cinco concertos na região, enquanto Pinhel vai receber, durante 10 dias, o estágio da Orquestra de Sopros do Luxemburgo, que termina com dois concertos naquela cidade e no Fundão.

Sobre o autor

Leave a Reply