Arquivo

ACAPO da Guarda estreia-se no Nacional de “goalball”

Desporto adaptado

A delegação da Guarda da ACAPO (Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal) vai participar pela primeira vez no Campeonato Nacional de “goalball” com uma equipa sénior.

A competição arranca no sábado e os guardenses jogam no Porto. A equipa é constituída por cinco elementos, dos quais quatro são sócios da ACAPO, são eles Hugo Pissarra, Hélder Lopes, Luís Miguel Pereira, António Gonçalves e Carlos Jorge Almeida. A direção da delegação, presidida por Hugo Pissarra, assume que o objetivo desta participação é «ganhar o campeonato». O “goalball” foi criado em 1946 com o objetivo reabilitar os veteranos da IIª Guerra Mundial que perderam a visão. O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol (9 metros de largura por 18 de comprimento). Os jogos têm uma duração total de 20 minutos, com duas partes de 10 minutos.

Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes. O objetivo é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo (9 metros de comprimento por 1,30 metros de altura). A bola utilizada pesa pouco mais de um quilo e tem um dispositivo sonoro interno que, em contacto com o solo, permite aos jogadores detetar a sua trajetória. A participação da Guarda na competição conta com o patrocínio da Junta de Freguesia da Guarda e da ACLIS (Associação Cultural, Recreativa e de Solidariedade), entidade sem fins lucrativos criada pelo CEO da Liberty Seguros.

Sobre o autor

Leave a Reply