Arquivo

A tecnologia ao dispor do teatro

Asta está a produzir peça de teatro “on-line”

Produções de teatro, animações e eventos culturais, acções de sensibilização e formações com crianças, adultos e grupos de teatro amador estão no currículo da Asta – Associação de Teatro e Outras Artes, fundada em Maio de 2000 para promover a cultura na região, no país e no estrangeiro.

Agora, as portas abrem-se a todos os quatro cantos do mundo graças às novas tecnologias e a um projecto inovador: a construção de uma peça de teatro “on-line”.

O “Teatro Virtual” foi desenvolvido com a colaboração de 134 cibernautas oriundos de várias partes do globo. Para além dos portugueses, embarcaram neste desafio participantes de Espanha, Marrocos, França, EUA, Brasil e México. «O teatro tem que abrir as portas a estes meios de tecnologia», salienta António Abernú, director da companhia, para quem esta é uma das melhores formas de comunicação com pessoas de várias culturas e experiências. «Este não é o futuro do teatro, mas pode passar por isto», sublinha. Este é para já o principal projecto do grupo e resulta das 10.870 mensagens trocadas “on-line” até Dezembro de 2004, onde se discutiram temas como “(Teatro) Virtual”, “Textos e Linguagens”, “Internet como Televisão”, “Se não houvesse telemóveis”, “Humanismo das Tecnologias”, “Arte na Televisão”, “Novas Gerações” e “Futuros”. A estreia do pequeno filme de teatro está marcada para 10 de Maio, mas para aguçar o espírito dos mais curiosos, a ASTA deverá colocar “on-line” alguns excertos do trabalho já realizado no Dia Mundial do Teatro. Para o futuro, a associação poderá adaptar esta peça para o palco e pretende ainda desenvolver um trabalho com Harvey Grossman e o “Cruciform Theatre”.

Sobre o autor

Leave a Reply