Arquivo

A sopa é um festival em Gouveia

Felipa Vacondeus preside ao júri do Festival de Sopas da Serra da Estrela

Está tudo a postos para se encontrar a receita que vai suceder à Sopa de Castanhas de Maria Rosário Pires, de Linhares da Beira, grande vencedora do último Festival de Sopas da Serra da Estrela. A ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela apresentou segunda-feira o programa da quinta edição do certame, agendado para dia 7 de Novembro no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, em Gouveia, e espera poder bater o recorde de participações e receitas a concurso. Esta autêntica festa gastronómica da Serra da Estrela tem vindo a crescer a olhos vistos e serviu no ano passado mais de duas mil sopas, que desapareceram num ápice porque o apetite não faltou.

O concurso destina-se a particulares, profissionais da restauração da região e instituições/entidades da zona de intervenção da ADRUSE (concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia). As receitas concorrentes podem participar nas categorias de Sopas de S. Martinho, Sopas de Castanhas e Outras Sopas (tradicionais da Serra da Estrela), esperando-se, à semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, que o festival deste ano volte a brindar o paladar dos visitantes com grandes doses de tradição, inovação e inspiração. Ingredientes que não escaparão à análise meticulosa de Filipa Vacondeus, grande nome da culinária portuguesa, que será a presidente do júri e anunciará os vencedores nas categorias de Sopa de Castanha, Outra Sopa, Profissionais da Restauração e Melhor Sopa do Festival. De recordar que as sopas são confeccionadas no local pelos concorrentes em stands individuais, devidamente equipados para a confecção das sopas, distribuídos por duas tendas, num total de aproximadamente de 500 metros quadrados. O banquete tem início marcado para o meio dia e meio, mas o melhor é chegar cedo, porque, apesar das doses quase industriais de sopas confeccionadas, é muito raro sobrar um pingo.

De resto, a organização preparou várias actividades paralelas para que a barriga dos gastrónomos não dê horas antes do tempo, mas também para ajudar à digestão. Haverá de tudo um pouco para manter toda a gente ocupada durante o dia, com destaque para a animação musical, com bandas, grupos de cantares e um rancho folclórico, insufláveis e animação de rua. O Festival de Sopas da Serra da Estrela tem por objectivo a divulgação e promoção da gastronomia local, valorizando as receitas de sopas tradicionais da região. Realizou-se pela primeira vez em 2000, integrado na Feira e Cultura promovida anualmente na freguesia de S. Paio, mas insere-se actualmente na estratégia da ADRUSE de valorização dos produtos locais e no desenvolvimento turístico da região, através da vertente gastronómica. O número de visitantes e concorrentes tem aumentado ao longo destes anos, registando-se na edição anterior um recorde de sopas a concurso (28) e de participantes (23), bem como no total de sopas servidas, mais de 2.000. A iniciativa é apoiada pelo Programa de Intervenção Comunitária Leader + – PIC Leader +.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply