Arquivo

A romaria das amendoeiras em flor

Festas em Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo começam este fim-de-semana

Vão florindo aos poucos as amendoeiras no Douro Interior. No distrito da Guarda, os concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo têm agendadas várias actividades para as próximas duas semanas. A paisagem é a principal atracção, mas locais e visitantes poderão participar em vários momentos de animação, cultura, lazer e desporto. Com a crise financeira que afecta as famílias, as autarquias admitem a redução do fluxo de turistas.

Em Foz Côa, as XXVIII Festas da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais arrancam amanhã. Sábado realiza-se a Tradicional Montaria do Vale Meão ao Javali e na manhã do de domingo está prevista uma caminhada que terá as amendoeiras em flor como pano de fundo. No fim-de-semana seguinte, a montaria realiza-se no Vale Escuro. O passeio desse domingo será em moto 4 e, oito dias depois, será a vez das bicicletas. Do cartaz musical fazem parte Tara Perdida, Carlos do Carmo, Quim Barreiros, Deolinda, Rui Veloso e José Cid. Na vizinha Figueira de Castelo Rodrigo, o cartaz é mais comedido – «são pequenas iniciativas, pois o tempo não está para grandes gastos», justifica o edil local – num investimento semelhante ao do ano passado. A divulgação está dirigida para a região e para Espanha. «Admitimos que venha menos gente que no ano passado, em que houve verdadeiras enchentes nalguns dias. Mesmo assim, contamos com muitos espanhóis», refere António Edmundo.

Com as famílias a deitar contas à vida, o presidente do município aguarda menos autocarros da região do Porto, mas espera que o fluxo de visitantes aumente com o início da navegabilidade do Douro e com «outro tipo de turista, que vem no seu próprio carro, em família, com tempo e vontade de apreciar a gastronomia da região». Uns e outros terão à sua espera várias actividades programadas. «O destaque vai para a nossa paisagem natural, sustentada e genuína, que é o mais bonito neste princípio de Primavera», garante o autarca. António Edmundo convida, por isso, todos os turistas a aventurarem-se «por outros caminhos que não os habituais», de forma a apreciarem «as novas plantações de castanheiros e amendoeiras de particulares, que a Câmara tem apoiado». Nos passeios, os pontos de referência já são uma imagem de marca: a serra da Marofa, Castelo Rodrigo, o Convento de Santa Maria de Aguiar, o Miradouro Natural do Alto da Sapinha e o cais de Barca d’Alva, lá no fundo.

O lema das festas é “Figueira de Castelo Rodrigo – Onde a Primavera acontece mais cedo!”, uma vez que o verdadeiro espectáculo natural só se deverá contemplar em todo o seu esplendor na chegada de Março. Até lá, percorre-se a XI Rota da Amendoeira em Flor em Cicloturismo (amanhã) e, à noite, os finalistas da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo organizam um baile carnavalesco. Domingo, os artesãos do concelho vão trabalhar ao vivo e expor as suas peças na Casa da Cultura, com muita animação de rua durante a tarde. No primeiro dia de Março, Barca d’Alva acolhe a tradicional “Feira do Almendro”, que tem atraído portugueses e muito espanhóis ao longo dos anos. No fim-de-semana seguinte realiza-se o XVII Grande Prémio de Atletismo “Amendoeira em Flor”, estando ainda programados passeios pedestres e jogos tradicionais.

Sobre o autor

Leave a Reply