A Quinta da Maúnça, lugar onde provavelmente muitos de nós estivemos várias vezes durante a primária, inaugurou novos espaços no final do passado mês de Março.
Fazem parte destas novas estruturas um laboratório para pequenas experiências, a Casa da Quinta, um Espaço Saber + para formações e um novo percurso pedestre.
O laboratório serve, principalmente, para uso de grupos escolares, mas qualquer pessoa o pode utilizar. Aqui podemos fazer pequenas experiências, preferencialmente ligadas à área da agricultura.
A Casa da Quinta é uma pousada, onde as pessoas que visitam a Quinta podem dormir e até cozinhar as suas refeições.
O Espaço Saber + pretende sensibilizar os visitantes da Quinta para áreas como agricultura biológica, colheita e transformação de produtos hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, apicultura e biodiversidade. Os visitantes poderão ainda elaborar doces, conservas e licores, produzidos com produtos criados na Quinta.
O novo percurso pedestre tem cerca de 2 quilómetros, onde os caminhantes podem contar com o apoio de duas torres de vigia, que lhes permitem uma melhor observação da fauna da Quinta.
Com todas estas novas infra-estruturas, a Câmara Municipal e o IEFP, instituição que oferece vários cursos de formação, assinaram um protocolo que permitirá ao Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda utilizá-las para fornecer cursos de operador de jardinagem, operador agrícola e técnico florestal.
Entretanto a Quinta da Maunça tem um site muito atraente e esclarecedor. Visitem então: www.quintadamaunca.mun-guarda.pt
Ana Logrado e Ana Igreja (9.º D)