Arquivo

A propósito da feira medieval de Castelo Mendo*

Na qualidade de ex-autarca da freguesia de Castelo Mendo, e exercendo o meu direito de resposta relativamente ao artigo “Petição quer Feira Medieval de Castelo Mendo todos anos”, publicado na edição de 13-03-2014 de O INTERIOR, venho contestar as incompreensíveis justificações apresentadas pelo senhor presidente da Câmara de Almeida, quando diz «nos primeiros anos tivemos uma reação negativa, não só de parte da população mas da própria Junta», referindo-se ao quadriénio 2005 a 2009, durante o qual exerci funções de presidente daquela Junta de Freguesia.

Assim, cumpre-me esclarecer que, nesse período, a Junta de Castelo Mendo demonstrou um forte empenho e entusiasmo no apoio à Feira Medieval, cuja primeira edição organizada pela Câmara decorreu a 22 de abril de 2006. Como tal, não se compreende onde se alicerça esse comentário, salientando que houve a manifesta colaboração de várias pessoas da Freguesia, representando a participação neste tipo de evento um orgulho e uma honra para elas e para a própria Junta. Sentiu-se da parte de todos uma entrega de corpo e alma a um acontecimento que já se tornou um marco histórico desta histórica terra.

Ao longo destes anos, ficou patente que este tipo de iniciativas só veio trazer vantagens à nossa bela Aldeia Medieval, quer em termos de revitalização e promoção do desenvolvimento económico, mas também, contribuindo para o reforço da coesão social e cultural. Este tipo de evento é uma autêntica lição de história, permitindo-nos reviver o passado, no presente.

* título da responsabilidade da redação

Rosa Ramos, ex-presidente da Junta de Castelo Mendo, carta recebida por email

Comentários dos nossos leitores
José Gonçalves josegoncalves.castelomendo@gmail.com
Comentário:
Não há ninguém que possa negar o que aqui está relatado.Sou testemunha, que todas as juntas, antes de ser o município a fazer a feira como depois, todas deram o seu contributo e apoio até à exaustão. E a junta atual, que dizer dela, todos os elementos se debateram pelo melhor funcionamento de qualquer evento realizado que tenha a ver com Castelo Mendo. Não tenho dúvida que todo o concelho sente orgulho em ter em Castelo Mendo a historia viva do tempo mesmo antes da formação da Nação. São um conjunto de recordações como não existem mais no Concelho.
 
Ferreira jifc_amaral@hotmail.com
Comentário:
Muito bem Sra Rosa. Apoiado!
 
André Alves rillaz5@gmail.com
Comentário:
Totalmente de acordo com a Rosa e com as palavras do Zé. Não faz sentido as anteriores justificações do presidente da Câmara. Penso que é bom que as pessoas vejam a verdade e qual é a verdade e não se deixem levar por palavras que não são verídicas. E agora deixo uma mensagem para a Câmara: são uma desilusão para o povo… Há 8 anos, quando quiseram organizar a Feira, estava tudo bem e agora querem acabar com ela? Errado. Para isto, a organização nunca devia ter passado para vocês. Acho esta situação muito triste mas mesmo assim espero que com pouco se faça muito. Força Castelo Mendo
 
Luís Morgado morgado.public.vestuario@gmail.com
Comentário:
Faço minhas as palavras do José Gonçalves. Sou testemunha que todas as juntas, antes e depois de ser o município a fazer a feira, todas deram o seu contributo e apoio até à exaustão. E a junta atual, que dizer dela, todos os elementos se debateram pelo melhor funcionamento de qualquer evento realizado que tenha a ver com Castelo Mendo. Não tenho dúvida que todo o concelho sente orgulho em ter em Castelo Mendo a historia viva do tempo mesmo antes da formação da Nação. São um conjunto de recordações como não existem mais no Concelho. Realmente deveria arranjar uma desculpa mais coerente e acabar com um evento de tradições que era uma mais valia para o comércio tradicional e turismo local. Temos de lutar por aquilo que defendemos e a feira deve ser feita com apoio ou sem apoio, com animação paga ou não, um grupo de bombos ou gaitas de foles serve para fazer barulho e nessa altura não fica assim tão caro. Os Srs. P.C. têm o prazo de validade que os concidadão lhes concederem. A FEIRA MEDIEVAL DE CASTELO MENDO não pode ter ser de tara perdida, tem de continuar. Os produtos regionais devem continuar a ser expostos, devemos ser persistentes e adaptarmos as festividades às possibilidades. Um abraço a todos os interessados por este evento e restantes leitores.
 

Sobre o autor

Leave a Reply