Arquivo

A progressiva afirmação da Dacia no mercado nacional

Apesar da estreia da marca no mercado nacional datar de 2008, já circulam em Portugal mais de 12.000 unidades de Dacia. Foi no dia 1 de Maio de 2008, por ocasião do Salão Automóvel de Lisboa, que os portugueses puderam fazer as primeiras encomendas. A comercialização coincidiu com a estreia do bloco 1.5 dCi no modelo Logan MCV.

Entre 2008 e 2014, a Dacia passou de cerca de 500 para quase 4.000 veículos. No seguimento desta dinâmica, a marca está a promover os seus modelos por todo o país num road-show em que os diferentes carros exibem as suas performances e características – a marca low cost do grupo Renault tem no preço o principal argumento, mas os consumos, qualidade do produto e versatilidade são cada vez mais aptidões que exibe.

Beneficiando de uma cada vez maior notoriedade junto dos portugueses, a Dacia teve, em 2014, o seu ano de afirmação no mercado nacional. Com um crescimento das vendas de 91% no mercado de veículos de passageiros e tendo multiplicado por 2,5 as vendas nos comerciais ligeiros (mesmo só disponibilizando o modelo Dokker Van), a Dacia foi, de forma evidente, a marca do Top 20 que mais cresceu em Portugal. O sucesso continuado do Duster (2º SUV do segmento C mais vendido em Portugal), um verdadeiro ícone da marca, o sucesso da gama Sandero (com especial ênfase do Sandero Stepway) e do Logan MCV (2ª break mais vendida do segmento B) estiveram na base deste resultado.

O resultado obtido pela Dacia, em 2014, esteve perfeitamente alinhado com os objetivos publicamente anunciados no início do ano (crescimento da marca superior ao do mercado) e a dinâmica criada em 2014 é um excelente indício para o ano que agora se inicia. Sustentada por uma gama jovem, fiável, uma oferta clara com um posicionamento de preço sem concorrência, a “generosidade” da marca em que claramente oferece muito por um valor reduzido, continuará a ser o pilar de desenvolvimento da marca em Portugal.

Um outro eixo de desenvolvimento da marca é a oferta de combustíveis alternativos. A Dacia é a única marca em todo o mercado a oferecer uma gama completa de modelos bi-fuel (gasolina e GPL). Para além da vantagem ambiental e económica, a solução bi-fuel permite autonomias superiores a 1.200 km sem necessidade de reabastecimento.

Sobre o autor

Leave a Reply