Apesar da estreia da marca no mercado nacional datar de 2008, já circulam em Portugal mais de 12.000 unidades de Dacia. Foi no dia 1 de Maio de 2008, por ocasião do Salão Automóvel de Lisboa, que os portugueses puderam fazer as primeiras encomendas. A comercialização coincidiu com a estreia do bloco 1.5 dCi no modelo Logan MCV.
Entre 2008 e 2014, a Dacia passou de cerca de 500 para quase 4.000 veículos. No seguimento desta dinâmica, a marca está a promover os seus modelos por todo o país num road-show em que os diferentes carros exibem as suas performances e características – a marca low cost do grupo Renault tem no preço o principal argumento, mas os consumos, qualidade do produto e versatilidade são cada vez mais aptidões que exibe.
Beneficiando de uma cada vez maior notoriedade junto dos portugueses, a Dacia teve, em 2014, o seu ano de afirmação no mercado nacional. Com um crescimento das vendas de 91% no mercado de veículos de passageiros e tendo multiplicado por 2,5 as vendas nos comerciais ligeiros (mesmo só disponibilizando o modelo Dokker Van), a Dacia foi, de forma evidente, a marca do Top 20 que mais cresceu em Portugal. O sucesso continuado do Duster (2º SUV do segmento C mais vendido em Portugal), um verdadeiro ícone da marca, o sucesso da gama Sandero (com especial ênfase do Sandero Stepway) e do Logan MCV (2ª break mais vendida do segmento B) estiveram na base deste resultado.
O resultado obtido pela Dacia, em 2014, esteve perfeitamente alinhado com os objetivos publicamente anunciados no início do ano (crescimento da marca superior ao do mercado) e a dinâmica criada em 2014 é um excelente indício para o ano que agora se inicia. Sustentada por uma gama jovem, fiável, uma oferta clara com um posicionamento de preço sem concorrência, a “generosidade” da marca em que claramente oferece muito por um valor reduzido, continuará a ser o pilar de desenvolvimento da marca em Portugal.
Um outro eixo de desenvolvimento da marca é a oferta de combustíveis alternativos. A Dacia é a única marca em todo o mercado a oferecer uma gama completa de modelos bi-fuel (gasolina e GPL). Para além da vantagem ambiental e económica, a solução bi-fuel permite autonomias superiores a 1.200 km sem necessidade de reabastecimento.