Como teve inicio a actividade que actualmente desenvolve, e a que foi atribuído, o nome de Talhos Madeira?
Esta actividade teve início ainda no tempo do meu pai, que infelizmente perdi muito cedo, fui então quase obrigado a enveredar pelo comércio de carnes, pois era a única forma de então fazer face à vida, pois eram os meus únicos conhecimentos.
Tinha umas instalações arrendadas em Vila Franca das Naves que passados 6 anos foram alargadas, possibilitando melhores condições de trabalho.
Consegui mais tarde adquirir aquelas instalações em Vila Franca, tendo sido a concretização de um sonho que sempre tive.
Com o desenvolvimento da actividade comercial, e com a vontade de sempre fazer mais, abri posteriormente outro talho em Trancoso em 1987.
Esta actividade com muito trabalho e com a ajuda da família, não tem parado de crescer, pois licenciamos a salsicharia artesanal que veio a complementar a nossa actividade, tendo sido aqui aplicados os conhecimentos e as capacidades da minha esposa, aumentando a oferta de produtos aos nossos clientes. Os métodos de fabrico são tradicionais e utilizam saberes antigos que permite aos nossos clientes recordar sabores de outros tempos.
Devo também dizer que todo o fumeiro é inteiramente destinado ao fornecimento dos nossos estabelecimentos em Vila Franca das Naves e Trancoso.
A evolução e a exigência dos consumidores é para os “Talhos Madeira” um desafio?
A preocupação de conseguir produtos de excelência é para nós a grande prioridade, daí ter apostado, juntamente com o meu filho, na produção própria de carne bovina. Afirmo com orgulho, que aproximadamente 90% da carne bovina consumida nos nossos estabelecimentos é criada na nossa exploração e o restante consumo resulta da compra a agricultores locais que gostamos sempre de poder ajudar, e que também eles são nossos clientes. Esta exploração visa principalmente a criação de gado de raça “limousine”, sendo esta uma das raças mais apreciadas, para o consumo de carne.
Esta preocupação leva-nos a que façamos um acompanhamento dos animais desde a sua nascença até ao abate, sendo esta forma de actuação, sem dúvida, uma mais-valia para todos os nossos clientes.
Devido à aposta na comercialização de carnes de qualidade, feita ao longo destes anos, temos mantido clientes fiéis aos nossos estabelecimentos, angariando também novos clientes, que não olham apenas ao preço, mas sim à qualidade.
A participação na Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira é importante para a vossa Empresa?
A participação na Feira do Fumeiro tornou a nossa empresa visível a outros públicos que não os locais e habituais, esta é a parte mais visível e mais imediata do evento. É certo que também já é um costume, tanto para nós, como também para os clientes que vêm de longe e que nos dizem que aguardam por esta feira para adquirir este tipo de produto.
Confesso que é com muito agrado e com algum orgulho, que digo que estes clientes esperam pela altura da Feira para visitar Trancoso e comprar os nossos produtos. Acreditamos ter um bom fumeiro não só pelo facto de os nossos clientes diários o elogiarem, como também pessoas de outras zonas do país como por exemplo Lisboa , Porto e Coimbra, se deslocarem ocasionalmente aos nossos estabelecimentos.
Ora, é fácil concluir que a Feira do Fumeiro não só promove os produtos alimentares endógenos da nossa região, como também todas as empresas deste sector, contribuindo assim para um desenvolvimento de todo este território.
A vossa empresa está a participar na iniciativa Formação de Empresários, promovida pela AENEBEIRA. De que forma é que esta formação pode ser importante para si?
É sempre importante estar atento a tudo o que diz respeito ao mundo empresarial, financeiro e económico, ora este tipo de iniciativa vem de encontro àquilo que julgamos ser determinante, para que possamos prosseguir com a nossa actividade devidamente informados de todos os requisitos necessários à laboração da nossa empresa.
Ora se o programa tem como objectivo dotar os empresários de forma individual directa e personalizada de competências em gestão de produção, recursos humanos e no controlo de Gestão Comercial e Marketing, só temos mesmo que acreditar que vai contribuir para melhorar o nosso desempenho no que diz respeito a parte de gestão da nossa empresa.