Arquivo

«A motivação e o empenho coletivo foram importantes para a manutenção»

Caderneta de Cromos

P – O Paços da Serra alcançou a manutenção na sua estreia na Iª Divisão Distrital. Como capitão da equipa, que balanço faz da época?

R – Independentemente do lugar alcançado, considero que foi uma estreia positiva. Contudo, no decorrer do campeonato, a equipa sofreu inúmeras baixas de cariz físico, o que dificultou o nosso objetivo de uma classificação melhor.

P – A mudança de treinador foi importante para a permanência?

R – Num primeiro ano de Iª Divisão é normal que uma equipa jovem sinta algumas dificuldades de habituação e experiência, mas considero que a motivação e o empenho coletivo esteve sempre assegurado. A mudança de treinador no decorrer da época é sempre um momento delicado, pois surgem novas capacidades e diferentes maneiras de trabalhar, não querendo dizer melhores ou piores, mas a motivação do coletivo teve bastante importância para termos conseguido o nosso objetivo.

P – É caso de rara dedicação a uma equipa nos tempos que correm. Nunca teve convites para jogar noutros clubes?

R – O Paços da Serra é uma coletividade que sempre me apoiou, onde aprendi grande parte do que sei a nível futebolístico e cultural. Logo, os convites exteriores até ao momento não têm surtido efeito, mas estou aberto a desafios futuros. Nos tempos que correm é difícil assegurar a presença contínua num grupo ou numa equipa. Por vezes, a minha vida pessoal fica, de certo modo, condicionada e é necessário uma ginástica diária para poder responder, com assiduidade e pontualidade aos desafios que me propus, mas quando algo é feito com vontade e o grupo nos dá um “feedback” positivo a dedicação máxima faz todo o sentido.

P – Qual a importância que o futebol tem numa pequena aldeia como Paços da Serra?

R – Paços da Serra sempre foi uma terra de cultura a vários níveis e onde o futebol sempre envolveu a população, quer no apoio à equipa e também à direção, o que é bastante importante. O futebol consegue, com a sua magia, levar as pessoas a saírem de casa e a depositarem uma energia motivante para dentro das quatro linhas. Aproveito, como capitão, para deixar uma palavra de apreço a todos os que nos apoiaram e sempre acreditaram em nós.

Perfil

Nome: Jorge Ribeiro

Clube atual: Paços da Serra

Idade: 29 anos

Ídolo no futebol: Luís Figo

Posição: Defesa central

Profissão: Técnico de telecomunicações

Clubes onde já jogou: Paços da Serra

Hobbies: Música e desporto

Clube do coração: Sporting Clube de Portugal

Sobre o autor

Leave a Reply