Arquivo

A Guarda deu-se a provar na fronteira de Vilar Formoso

No passado fim de semana, a cidade mais alta montou a tenda na principal porta de entrada de emigrantes para se promover

A Guarda pôs a mesa em Vilar Formoso no último fim de semana para promover a cidade junto dos milhares de emigrantes que cruzaram a fronteira nos primeiros dias de agosto para as férias de verão.

Numa ação inédita do município foram distribuídos folhetos sobre a Guarda, o seu património, os roteiros do concelho, as praias fluviais e o programa de animação de verão, mas os técnicos da autarquia também ofereceram bolos e sumos naturais, convidando ainda os recém-chegados a Portugal para uma degustação de produtos regionais (pão de centeio, broa, doces, bola de carne, enchidos, queijo, compotas e sumos naturais) numa tenda montada à entrada do país. Confessando-se «mortinhos por chegar a casa», muitos deles ainda aceitaram de bom grado estes acepipes, mas poucos pararam. A caminho de Aveiro, Sandra Costa comeu um pedaço de bolo de canela e frutos secos enquanto dizia conhecer a cidade por ter amigos naturais do concelho e do distrito. «Já lá fui uma vez, é uma cidade bonita», confessou rapidamente a emigrante em França antes de seguir viagem. Mais novo, Marco Silva regressava à Tocha vindo do Luxemburgo para três semanas de férias. «É uma boa iniciativa. Estes bolos e sumos sabem bem, mas as saudades são maiores de uma “fresquinha” [cerveja]», declarou o jovem, que fez questão de parar junto da tenda da Guarda. Também ele tem colegas desta região no trabalho e prometeu visitar a cidade «um dia destes».

Para esta iniciativa a autarquia produziu cinco mil folhetos, que foram distribuídos na sexta-feira e no fim de semana, quando a afluência de emigrantes e turistas foi maior na fronteira. «O objetivo é potenciar o turismo de permanência a médio e longo prazo e não apenas de passagem porque a Guarda é uma cidade que tem muitos motivos para ser visitada», disse o vereador com o pelouro do Turismo. Victor Amaral considerou que «faz todo o sentido» estar em Vilar Formoso nestes dias, também para «aproveitar a visibilidade que a cidade teve com as comemorações do 10 de junho». Na ocasião foram estreados novos folhetos promocionais com rotas de visitas ao centro histórico, ao Vale do Mondego e ao Jarmelo. Esta ação foi levada a cabo no âmbito da estratégia da autarquia de aumentar o poder de atração do município e de estimular a economia local.

Luis Martins Jovens emigrantes no Luxemburgo apreciaram os sumos e bolos oferecidos pela Câmara da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply