Arquivo

A festa do pião na Praça Velha

Mais de 800 crianças da Guarda lançaram o pião esta manhã, numa atividade que fechou o ano letivo.

O lançamento do pião juntou mais de 800 crianças das escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância da Guarda esta manhã na Praça Velha.

Para assinalar o fim do ano letivo, o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda desafiaram os mais pequenos a praticar este jogo antigo, que muito deles nem conheciam.

A atividade “A dançar com o meu pião, com o meu pião a dançar” encheu de vida o “coração” da cidade, onde muitos testaram as suas aptidões na técnica de lançar o pião. Além disso, as crianças puderam fazer bolas de sabão e visitar exposições de cataventos realizados nas aulas e de trabalhos subordinados ao ar, tema escolhido este ano pelo Agrupamento.

A festa culminou um projeto desenvolvido ao longo do ano letivo que teve como objetivo a reintrodução do pião como atividade lúdica nas escolas. O jogo foi também explorado noutras disciplinas, como o Português, a Matemática e na área das expressões.

Comentários dos nossos leitores
Pedro Lemos ppl@oninet.pt
Comentário:
Bem haja quem ensina às crianças o jogo, o colectivo, a tradição, a alegria do convívio salutar e da superação pessoal. Muito deve a sociedade a professores como estes, a quem a injustiça e a vingança de políticos execráveis não consegue fazer esmorecer na profissão que abraçaram. O sonho e a esperança não morrerão. Obrigado!
 

Sobre o autor

Leave a Reply