Arquivo

A festa continua

Hoje canta-se fado a várias vozes, na Praça Velha, com João Braga, Sofia Varela, Diamantina e Gonçalo Salgueiro

A pequena Marta, tem quase quatro anos. Para ela as Festa da Cidade da Guarda são toda uma novidade. Sábado estava radiante e puxava os pais para todo o lado – nem sabia para onde se virar. Viajou no carro da Barbie, andou nos “carrinhos de choque”, comeu nas tasquinhas, viu o Luís Filipe Reis e comeu algodão doce, pela primeira vez. Mas não foram só os miúdos que se deliciaram com o regresso das festividades…

Os guardenses saíram de casa e, no último fim-de-semana, as ruas da cidade encheram-se de pessoas que se espalharam por diversas artérias. No Jardim José de Lemos, visitava-se a BeirArtesanato, promovida pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), com barraquinhas de artesanato variado, de Norte a Sul do país, tasquinhas e muita animação. Pela Praça Velha houve teatro e muita música, desde segunda-feira. Enquanto, no Parque Municipal os espectáculos e as tasquinhas tiveram animação como há muito não se via na Guarda. Na Alameda de Santo André há outras diversões, bem como junto ao Estádio Municipal, próprias das festas das grandes cidades. É o regresso ao figurino de festas abandonado há alguns anos. Como algumas pessoas comentavam durante o espectáculo de Fernando Mendes, na Praça Velha, «em grande». Antes, e para abrir as Festas, os GNR, a comemorar 25 anos de carreira, animaram as mais de mil pessoas que assistiram ao espectáculo, no Parque, sexta-feira. Menos teve Luís Filipe Reis, que noutros tempos arrastava multidões de admiradores ao seu espectáculo. Quebrou-se o “mito” de que o cantor da terra tinha sucesso garantido na cidade. De facto, no melhor dia, sábado, esperava-se muito mais gente. Já Fernando Mendes, na terça-feira, levou animação e muitas pessoas à Praça Velha.

Mas a festa continua até ao próximo fim-de-semana. O fado não foi esquecido e hoje, entoar-se-á a várias vozes, com João Braga, Sofia Varela, Diamantina e Gonçalo Salgueiro, pelas 22 horas, na Praça Velha. Amanhã, à noite, João Pedro Pais sobe ao palco do Parque Municipal. Enquanto no sábado realiza-se um festival de folclore promovido pelo Centro Cultural da Guarda. E pelas, 22h30, é a vez de Luís Represas cantar no Parque Municipal. No dia 30, é a noite Nova Guarda/Intermarché, na Praça Velha. Também, até domingo, poderá visitar a XVIª edição da BeirArtesanato, que conta com 85 artesãos inscritos, 35 dos quais oriundos do distrito.

Sobre o autor

Leave a Reply