A Guarda já tem Biblioteca Municipal!
Para sabermos mais sobre ela, fomos falar com a Directora da Biblioteca Municipal, Ana Pessanha, e para compreendermos melhor o que a Escola pode beneficiar procurámos a directora da nossa Biblioteca escolar, Alcina Correia.
Esta nova Biblioteca tem como um dos principais objectivos atrair toda a família. Para isso, e falando em termos de exterior, está situada na Quinta do Alarcão, um espaço fantástico e calmo, com muita luz e próximo da Alameda e do Hospital, que, logo à partida, é uma zona muito simpática e acolhedora.
Lá dentro, Ana Pessanha mostrou-nos a estrutura do edifício: o átrio de entrada, uma sala polivalente/auditório, onde podem ocorrer exposições, formações e pequenos encontros, uma sala infantil e uma “sala do conto” no rés-do-chão. No 1º andar podemos encontrar uma sala de adultos, uma zona técnica e no piso -1 os arquivos. Existe ainda a possibilidade de vir a ser criada uma sala de preservamento, para guardar livros já muito antigos e evitar que se degradem. Existem também oficinas para crianças e pais participarem em conjunto.
Em termos de material para requisição, a Biblioteca tem livros novos e suportes multimédia – CD e DVD. Os utentes têm também a possibilidade de aceder à Internet sem fios com os portáteis e é também possível ler o jornal do dia e revistas.
Em relação à cooperação possível entre as bibliotecas, ambas as directoras nos disseram que seria uma cooperação estreita, de maneira a que a Biblioteca Municipal complete o trabalho que é feito nas escolas, não só em termos de actividades mas também em termos documentais, já que foram sugeridos pelas bibliotecas escolares vários títulos de interesse para os alunos, de forma a que estes possam aceder a mais informação com maior facilidade, visto que a Biblioteca Municipal tem mais recursos económicos que as bibliotecas escolares.
Na visão de Alcina Correia, a criação da nova biblioteca municipal “é uma coisa extraordinária. A Guarda já merecia umas instalações dignas”, diz. A seu ver, esta biblioteca vai constituir um contributo inestimável para os estudantes do ensino básico e secundário mas também para investigadores e alunos do ensino superior.
Ana Logrado e Ana Igreja (9.º D)