Arquivo

“ A Escola Profissional de Trancoso aposta numa formação de qualidade, tendo um elevado índice de empregabilidade “

Entrevista a Domingos Moreira, diretor da Escola Profissional de Trancoso

P – Quais a expetativas para o próximo ano letivo?

R – A Escola Profissional de Trancoso, fundada em 1989 presta um serviço público de educação e formação profissional, tendo como primeira missão formar profissionais de qualidade, empreendedores e ajustados às necessidades do mercado de trabalho.

Assim na Escola Profissional de Trancoso pretende-se ajustar a oferta formativa das novas turmas a abrir, com as necessidades do tecido económico e social da região em que se insere .

Temos neste momento abertas inscrições para novas turmas dos cursos profissionais a saber: Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica Automóvel, Técnico de Comunicação, Marketing Relações Públicas e Publicidade, Técnico de Eletrónica e Telecomunicações, Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Secretariado e Técnico de Turismo.

Pretendemos assim diversificar o mais possível as áreas de formação e saídas profissionais dos alunos que optam por esta via de ensino.

De salientar que a Escola Profissional de Trancoso dispõe de diversas instalações e equipamentos de qualidade adaptados às diversas formações que ministra, permitindo assim responder às necessidades de formação e de valorização de todos os jovens que pretendem optar por uma formação mais técnica e enquadrado com o mercado de trabalho atual.

Por outro lado tem a Escola Profissional de Trancoso um quadro de pessoal docente todo profissionalizado, com elevada qualidade assegurando também para além de uma boa formação profissional uma boa preparação para o ingresso dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior.

P – De que zonas são provenientes os vossos alunos?

R – A Escola Profissional de Trancoso, sendo uma escola de âmbito regional, tem tido ao longo destes 24 anos da sua existência, a frequência de alunos provenientes de todo o distrito da Guarda, de diversos concelhos do distrito de Bragança, com mais incidência nos concelhos de Moncorvo, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Alfandega da Fé, Vila Flor. Esta escola profissional recebe também alunos do distrito de Viseu, com mais incidência nos concelhos de Penedono, Sernancelhe, Mangualde, Penalva do Castelo, Moimenta da Beira, Lamego entre outros.

Recebe também esta escola diversos alunos provenientes de outras regiões do país.

P – Qual a taxa de empregabilidade dos vossos alunos?

R – Quando os alunos optam por frequentar o ensino profissional, encontram no fim do terceiro ano (12º ano), duas opções, podem ingressar no ensino superior politécnico ou universitário, como podem ingressar no mercado de trabalho como técnicos da área de formação que concluíram.

Esta certificação de técnico de nível IV tem um reconhecimento a nível da UE. Os alunos desta escola que optam por ingressar no mercado de trabalho têm tido uma empregabilidade de 100% em algumas áreas como sejam a mecânica, eletricidade, entre outras, existem algumas áreas de serviços em que o nível de empregabilidade pode ser inferior, andando numa taxa dos 90%.

De referir que a escola dá apoio e acompanhamento aos alunos para o seu ingresso no mercado de trabalho, sendo os alunos durante a sua formação e na disciplina de Formação em Contexto de trabalho colocados em estágios com a finalidade de uma possível empregabilidade futura.

Sobre o autor

Leave a Reply