Arquivo

«A droga mais saudável é a vida»

Paulo Rocha e Sónia Brazão alertaram alunos da Secundária da Sé para os perigos das drogas

Os actores Paulo Rocha e Sónia Brazão visitaram na sexta-feira a Escola Secundária da Sé, onde participaram numa campanha de informação sobre os malefícios do consumo de drogas. Além da distribuição de folhetos, a iniciativa promovida pelo Governo Civil da Guarda contemplou ainda uma pequena conversa com os alunos.

Paulo Rocha alertou para os riscos que a curiosidade de novas experiências pode trazer para os mais novos, já que «às vezes, um momento de distracção pode ser o suficiente para haver uma experiência e depois a repetição pode criar o vício», sublinhou. De resto, «em certas alturas, até a sociedade nos influencia e nos pressiona, de alguma forma, a consumirmos coisas, seja álcool ou drogas», sendo «preciso estar alerta» e «não nos deixarmos distrair». Já Sónia Brazão passou a mensagem de que é possível desfrutar ao máximo da vida sem entrar por caminhos indesejáveis: «A maior droga e a mais saudável é a vida. Essa sim, deve ser aproveitada e vivida com todos os sentidos. As drogas duras e leves inebriam esses sentidos e fazem com que a vida perca o sabor», considerou.

Os estudantes seguiram com bastante atenção as intervenções dos dois actores e mostraram-se conscientes dos malefícios que a droga pode causar. Rafael Guerra, de 17 anos, classificou a iniciativa de «positiva», pois serviu para «alertar os alunos para os efeitos prejudiciais da droga». Quatro anos mais nova, Cátia Gego garante que «as drogas não são um bom caminho para nós e são muito prejudiciais à nossa saúde». Também José Miguel Batista, de 14 anos, considerou a iniciativa «interessante» por os dos dois actores terem apresentado as suas versões de «como é possível vivermos a vida com felicidade e sem problemas no dia-a-dia». Por seu turno, o Governador Civil considerou que a iniciativa foi «feliz», referindo-se à adesão dos jovens, e realçou que «esta é a primeira deslocação de figuras conhecidas e célebres» que, em virtude de serem «personalidades de enorme visibilidade», asseguram uma «capacidade de influência muito maior que, muitas vezes, outro tipo de campanhas». Os próximos convidados deverão estar ligados ao desporto, havendo já «contactos» com figuras do «atletismo e do futebol», revelou Santinho Pacheco.

Ricardo Cordeiro Os estudantes “bombardearam” os actores com pedidos de autógrafos

«A droga mais saudável é a vida»

Sobre o autor

Leave a Reply